youtube lanca playlists com conteudo voltado a educacao - YouTube lança playlists com conteúdo voltado à educação

Em apresentação realizada na manhã desta sexta-feira (12), a Google apresentou seus novos recursos para o YouTube com foco em educação. A ideia da empresa é facilitar que canais que possuam conteúdo educativo possam criar playlists com este fim, possibilitando, inclusive, a produção de cursos e materiais sequenciais sem que o usuário se disperse.

Chamados de Playlists Educativas, estes recursos organizam e estruturam o conteúdo voltado à educação ao dividir os vídeos por capítulos com base em conceitos e matérias. Além disso, as recomendações são escondidas da página de exibição de vídeos para que o usuário possa focar na lição e retomar de onde parou a hora que bem entender.

“A intenção do YouTube com esse recurso é de ajudar o usuário que tem interesse em aprender a não de dispersar em meio a tanto conteúdo. Essas playlists, diferentemente das tradicionais, não jogam vídeos de assuntos relacionados na sequência, mas sim, seguem a ordem estabelecida pelo canal para determinado curso”, explica Clarissa Orberg, gerente de Parcerias Estratégicas de Educação do YouTube no Brasil.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

253769.494307 Playlist Educativa - YouTube lança playlists com conteúdo voltado à educação
Curso de Manual Maker do Manual do Mundo terá 11 horas/ Imagem: Captura de Tela/Felipe Ribeiro

Durante a apresentação, estiveram presentes três dos influenciadores que terão conteúdo gratuito exclusivo desenvolvido em parceria com o YouTube para este tipo de playlist: Nathália Arcuri, do canal Me Poupe; Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, do Manual do Mundo; e Ary Neto e Walter Solla, do Se Liga Nessa História.

Estes canais foram utilizados pelo YouTube para mostrar como funcionará todo o sistema. No caso do pessoal do Manual do Mundo, será disponibilizado um curso de Manual Maker, com aulas teóricas e práticas que abordarão a cultura de “colocar a mão na massa” e fazer coisas em casa; já com Nathália Arcuri, os inscritos do canal Me Poupe terão um curso de “Solucionar Problemas”. Com o Se Liga Nessa História, os espectadores terão aulas sobre a Roma Antiga. Não estão previstos novos vídeos destes canais, por enquanto.

Para Arcuri, a linguagem é um processo fundamental para o sucesso dos vídeos educativos. Segundo ela, é essencial que o espectador ou, neste caso, o aluno, se interesse pelo conteúdo não apenas pelo material, mas também pela maneira como ele é passado. “Eu sempre falo que se uma criança de 9 anos não entender um vídeo meu, é porque algo deu errado. Por isso, a linguagem do dia-a-dia é a que considero a mais eficiente para o meu canal”, avalia, complementando que, além do curso online, será disponibilizado um e-book com todo o conteúdo escrito para os inscritos.

Já para o professor Walter Solla, o desafio é fazer com que as pessoas se interessem pelo conteúdo não apenas por necessidade. “Escolhemos esse formato para os vídeos de Roma para passar ao público e os alunos, de maneira mais divertida, como foi formada essa república. Não foi fácil comprimir mil anos em alguns vídeos, mas com muito estudo e preparo, conseguimos”, disse ao Canaltech.

Segundo a pesquisa VideoViewers de 2018, 9 entre cada 10 brasileiros usam o YouTube para estudar, e isso estimulou a Google a trazer esses recursos para a plataforma. Vale lembrar que as Playlists Educativas se diferem do YouTube Edu: no caso do Edu, que é exclusivo para o Brasil, o foco do conteúdo é para o Ensino Médio, espeficicamente para preparar os alunos para o ENEM.

“Sabemos da importância de iniciar este novo formato da maneira correta e, por isso, começamos com alguns de nossos parceiros de mais confiança de diferentes países”, disse a Google, em comunicado. O Brasil está entre os primeiros, ao lado de Estados Unidos, Canadá, Espanha, Reino Unido, Colômbia, México e Índia.

Fazem parte desta primeira fase das Playlists Educacionais os canais Manual do Mundo , Me Poupe! , Se Liga Nessa História , Débora Aladim , JeanGrafia , GabaritaGEO , Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio , Professor Noslen , MyNews , Poligonautas , Biologia Total com Prof. Jubilut e Ciência Em Ação – Prof. Paulo Valim .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

Deixe seu comentário