Festival de Cultura Popular Zabé da Loca (Foto/Reprodução: TV Cariri / Ismar Santana)
A cidade de Monteiro, no Cairi do estado, berço da cultura paraibana da o ponta pé inicial na noite desta sexta-feira (15) ao 10º Festival de Cultura Zabé da Loca.
 
O festival de Cultura Popular Zabé da Loca destina-se a trazer o melhor da música e apresentações artísticas para os monteirenses. Em outras nove edições já homenageou grandes personalidades como os cantores Novinho da Paraíba, Totonho, Sandra Belê, além do poeta Espedito de Mocinha, entre outros. Nesta décima edição, Walkyria Santos recebe a honra.
Walkyria Santos, a voz de Monteiro para o mundo, e a grande homenagem
walkyria santos
 
Dona de uma voz marcante e 25 anos de carreira trilhados com grande sucesso, Walkyria Santos, um dos grandes nomes da música monteirense, viverá nesta sexta-feira, 15, a maior homenagem que a cidade pode oferecer aos seus artistas.
 
Em suas redes sociais Walkyria fez questão de anunciar a homenagem em primeira mão dizendo “No dia 15 de março, no Festival Zabé da Loca eu vou ser homenageada na minha cidade que eu amo e vou estar com o povo que eu amo”, o anúncio rendeu mais de 17 mil visualizações, em meio aos apoios e mensagens de carinho, os fãs expressaram:
 
Sobre a homenagem, Walkyria Santos disse que é uma imensa felicidade, receber além do carinhos dos fãs monteirenses, esta imensa homenagem e completa: “Cantar é o que eu amo, é a minha vida, e subir em um palco na minha cidade é uma grande felicidade e honra. Estarei recebendo César Amaral e Gente Boa, que também realizam um grande trabalho. Desde que recebi o convite meu coração está a mil, a emoção é grande e tudo vai ser maravilhoso! Espero os monteirenses para cantarmos juntos. Me espera Monteiro que eu estou chegando”.
 
Walkyria sobe ao palco na Praça João Pessoa e recebe as presenças especiais de César Amaral e do grupo Gente Boa. No sábado a programação continua com o Cultura na Feira que levará a partir das 08 horas da manhã os cantadores Renê Cavalcante e Xexéu, João de Amélia e Dudé, Laurivan Freitas, assim como a apresentação do irreverente ícone monteirense, Beato Vicente.
 

O X Festival de Cultura Popular Zabé da Loca

Festival de Cultura Popular Zabé da Loca (Foto/Reprodução: TV Cariri / Ismar Santana)
Festival de Cultura Popular Zabé da Loca (Foto/Reprodução: TV Cariri / Ismar Santana)
 
O X Festival de Cultura Popular Zabé da Loca, conta também com Oficinas de Pífano, Cantinho da Leitura, Palestras de Empreendedorismo Cultural.
 
Esta programação acontece no Memorial Zabé da Loca, na comunidade da Matarina. Para os interessados em um bom passeio, Rota Cariri Cultural vem mostrar todas as belezas da zona rural monteirense.
 
Já no período da noite, ainda no Terreiro de Zabé, se apresentam Milton Dornelas, Pífano Perfumado, Mazurca, Bacamarteiros e a Banda Meio Free, além de uma apresentação com os alunos do Projeto Prima.
 
O Festival Zabé da Loca é uma realização da Prefeitura de Monteiro, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e conta com apoios importantes como Governo do Estado através da Secretaria de Cultura, além da UEPB e Sebrae, conforme conta Madalena Arruda:
“Nós acreditamos que o evento só agrega benefícios à cidade, com essa mostra artística tão rica para o município, valorizando artistas locais.
 
O Sebrae sempre apoiou e continuará apoiando a arte e a cultura como forma de promover a história do lugar, do Cariri paraibano, terra de muitos poetas e cantadores, e de estimular mais um setor produtivo”, falou Madalena.
Além de homenagear artistas da terra e região do Cariri, o Festival Zabé da Loca também abre as portas para novos artistas que tem a oportunidade de apresentar trabalhos próprios.
 
O evento já se consagrou como uma vitrine de projetos artísticos autorais e de reconhecimento aos poetas e músicos populares.

Neste sábado (16): Programação do Cultura na Feira evidencia o melhor da cantoria

 

Musical Versus1

O Festival de Cultura Popular Zabé da Loca tem ao longo de suas dez edições buscado evidenciar e valorizar as raízes da cultura nordestina e mais precisamente a caririzeira. E com este intuito, a programação conta com apresentações especiais na Feira Livre de Monteiro.

Para este ano os destaques escolhidos para se apresentar a partir das 08 horas na feira no centro da cidade, nomes relevantes como Renê Cavalcante e Xexéu, João de Amélia e Dudé,  assim como a apresentação do irreverente ícone monteirense, Beato Vicente.

Laurivan Freitas também fará parte do momento com o Musical Versus, que é um grupo formado por quatro jovens da cidade de São João do Tigre na região dos Velhos Cariris da Paraíba.

O grupo nasceu em 2014, à partir do amor pela música e poesia, despertado primeiro no Professor, poeta e músico Laudivam Freitas, que hoje faz voz, violão e pifano nas apresentações do grupo. Os demais integrantes se juntam, por afinidade, ao poeta que já se apresentava no formato voz e violão.

O Musical Versus, preza pela preservação da memória cultural e pela boa música, preocupando-se sempre com a mensagem reflexiva contida nas suas canções e performances.

Neste universo de musicalidade, cultura e identidade, os feirantes e transeuntes poderão apreciar uma das melhores fatias deste Festival que já está no calendário cultural oficial do município.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here