A partir desta quinta-feira (29), João Pessoa tem uma programação especial de atividades em comemoração a Semana Santa. A programação vai até o domingo (1º) com a celebração da Páscoa da Ressurreição do Senhor. Confira abaixo:

Leia também:

Via Sacra

A Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, com o apoio das equipes de Liturgia, Encontro de Casais com Cristo (ECC), Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e do Segmento de Adolescentes (SEGME), promove na sexta-feira (30), às 6h, a tradicional Via-Sacra das Igrejas, com uma caminhada de fé, com orações cânticos e louvores, por várias igrejas e capelas no Centro de João Pessoa.

Percurso:

1- Matriz de Nossa Senhora de Lourdes

2 -Igreja das Mercês

3 -Nossa Senhora do Carmo

4- Mosteiro de São Bento

5 – Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves

6 –Adro da Igreja de São Francisco

7 – Igreja Santa Terezinha

8- Capela do Colégio João XXIII

9-  Igreja Mãe dos Homens

10 – Capela do Colégio Pio X

11- Capela do Hospital Santa Isabel,

12- Capela do Colégio das Lourdinas

13- Capela Bom Pastor

14- Capela da Maternidade Cândida Vargas

15- Matriz de Nossa Senhora de Lourdes

Paixão de Cristo (Cabedelo)

Dos dias 30 de março a 1º de abril, acontece, em Cabedelo, o espetáculo da Paixão de Cristo – Porque Ele Vive. O espetáculo acontece na Praça Getúlio Vargas e contará com a participação do cantor Felipe Alcântara no papel de Jesus Cristo, sob a direção do ator Dadá Venceslau. São 80 pessoas envolvidas na produção do espetáculo, dentre atores e artistas locais. A Paixão de Cristo contará com 27 cenas e terá a duração de 1h15.

Intérprete de grandes sucessos nacionais à frente do grupo de forró Os Gonzagas até o ano passado, Felipe Alcântara foi convidado por possuir uma identificação muito forte com o cristianismo e com a cidade de Cabedelo, onde faz parte da comunidade católica Fraterno Amor, localizada no bairro de Camboinha.

Procissões

A Arquidiocese da Paraíba divulgou a programação de procissões e celebrações católicas no período da Páscoa em João Pessoa.

Na Quinta-feira Santa (29), às 8h30, todo o clero se reúne na Catedral para a Missa dos Santos Óleos, onde acontece a renovação dos votos sacerdotais e a bênção dos óleos sacramentais. Na parte da tarde, às 17h, é celebrada a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, marcando o fim da Quaresma e início do Tríduo Pascal. Após a missa, acontece a Vigília Eucarística até às 21h.

Na Sexta-Feira Santa (30), a Catedral convida os fieis a participarem de três momentos celebrativos. Às 11h acontece a Via Sacra, no interior da Igreja e, às 12h, será rezado o Ofício da Agonia. À tarde, por volta das 15h, acontece a Celebração da Paixão e a Procissão do Senhor Morto, que leva a imagem de Jesus pelas ruas do centro da cidade, lembrando o sacrifício da morte de cruz.

No Sábado de Aleluia (31), Dom Dulcênio preside, na Catedral, a Santa Missa às 20h, quando acontece a Bênção do Fogo e a Vigília Pascal.

O Domingo de Páscoa é o dia que os católicos celebram a Ressurreição. Na Catedral, Dom Dulcênio preside a missa às 10h. No mesmo dia também acontecem missas às 17h e às 19h30 com Pe Luciano Guedes e os vigários da Catedral.

Espetáculos

O ‘Roteiro das Paixões 2018’, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, tem 22 apresentações, todas gratuitas, em 12 bairros da Capital, até o dia 1º de abril. Além dos bairros de origem, quatro espetáculos foram selecionados para encenação na Casa da Pólvora, Parque da Lagoa, Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena e Centro Cultural Gervásio Maia.

Dia 29 (quinta-feira)
19h – Mandacaru. Beira Molhada (Rua José Augusto Trindade) – “Paixão de Cristo Itinerante”

Dia 30 (sexta-feira)
4h30 – Ilha do Bispo. Igreja Nosso Senhor do Bonfim – “Paixão de Cristo: Desertos”

18h30 – Centro Cultural de Mangabeira
“Paixão de Cristo: Desertos”

19h – Mandacaru. . Jardim Esther (R. Maria Madalena Ramalho Bandeira)
“Paixão de Cristo Itinerante”

19h – Alto Roger (R. Carlos Pessoa, em frente à Paróquia Santa Terezinha)
“A Paixão de Cristo Segundo as Sagradas Escrituras”

19h – Bancários. Praça da Paz – “Paixão de Cristo em Retalhos”

19h – Valentina. Vila Olímpica (R. Sgt. Pedro Nazaré Machado)
“Paixão de Cristo: E Ressurgiu no Meio de Nós”, da Comunidade Adorai

19h30 – Funcionários II. Campo de futebol (R. Antônio Targino da Fonseca) – “Paixão de Cristo do Grotão: Uma Lição de Amor”

Dia 31 (sábado)

19h – Bancários. Praça da Paz – “Paixão de Cristo em Retalhos”

Dia 1º de julho (domingo)

18h – Parque da Lagoa – “Paixão de Cristo do Grotão: Uma Lição de Amor”

19h – Gervásio Maia. Centro Cultural Gervásio Maia – “Auto de Deus”

19h30 – Ilha do Bispo. Praça Índio Piragibe – “Paixão de Cristo: Desertos”

O post Veja programação especial da Semana Santa na PB apareceu primeiro em Portal Correio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.