TV Cariri mostra sofrimento de famílias que não tem acesso a água e saneamento básico em Monteiro na PB

0

A transposição do Rio São Francisco passa a mais de 8 km de distância do local tornando quase impossível o acesso a água

Reportagem da TV Cariri mostra sofrimento de famílias que não tem acesso a água e saneamento básico em Monteiro
Reportagem da TV Cariri mostra sofrimento de famílias que não tem acesso a água e saneamento básico em Monteiro

Há 26 km da cidade de Monteiro no Cariri Paraibano, no sítio moconha mais precisamente no assentamento Xique Xique aproximadamente 40 famílias sobrevivem sem ter acesso a água e saneamento básico.

A reportagem da TV Cariri mostra o sofrimento diário dos moradores do assentamento, adultos e crianças se abrigam em barracos de taipa e lona. A transposição do Rio São Francisco passa a mais de 8 km de distância do local tornando quase impossível o acesso a água. Para realizar as suas necessidades fisiológicas as pessoas tem que andar mais de 300 metros de suas residenciais.

Famílias que não tem acesso a água e saneamento básico em Monteiro

A principal fonte de renda dos moradores e o carvão que é produzido com madeira seca, o saco é vendido a R$: 10,00, outra fonte de renda é o Bolsa Família que auxilia no complemento financeiro.

É quase inacreditável que em pleno século XXI (vinte e um) ainda há seres humanos vivendo sem acesso ao bem mais precioso a água.

  • Faz mais de 3 anos que não chove no local impossibilitando a plantação de alimentos, afirma o agricultor Silvio Alves.

No local existem 2 poços perfurados, um de água salgada que serve para matar a sede dos animais e o outro esta desativado por falta de bomba, ambos os poços não servem para o consumo humano.

As famílias estão confinadas a viverem no isolamento, os únicos meios de comunicação é o rádio e a TV, não há sinal de celular.

[su_slider source=”media: 5419,5417,5418,5415,5416,5414″ limit=”50″]

Assista na Reportagem a seguir:

Deixe seu comentário