Canal da Transposição em Monteiro - Foto/Reprodução: TV Cariri/Ismar Santana

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), responsável pela transposição do São Francisco, informou que a solução para a baixa no volume de Boqueirão poderá começar a ser resolvida a partir de novembro deste ano. O MDR afirmou que desde agosto, equipes técnicas do Ministério estão trabalhando para solucionar o problema que provocou a interrupção no bombeamento da transposição.

O MDR disse ainda que a empresa responsável pela operação do trecho da transposição vem realizando testes na barragem Cacimba Nova para avaliar seu funcionamento com o objetivo de garantir a segurança da população e a integridade da estrutura.

“Paralelamente, está em fase de conclusão o detalhamento da solução final de engenharia que será executada no barramento. Apesar da barragem Cacimba Nova estar em monitoramento e testes com vazão reduzida, as águas do rio São Francisco já seguem pelos canais com previsão de chegar ao último reservatório do eixo leste – Campos -, em novembro”, disse o MDR.

O reservatório de Campos fica em Sertânia (PE), de onde a água vai partir para a Paraíba. Somente depois de encher Campos, a partir de novembro, é que será possível estabelecer um prazo para a chegada da água à Paraíba

Portal Correio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here