Tecnologia no segmento automotivo: conheça as principais tendências

O uso de tecnologia no segmento automotivo é uma tradição. Basicamente, o segmento automotivo só existe porque existem entusiastas de tecnologia que trabalham no desenvolvimento de carros cada vez mais...


O uso de tecnologia no segmento automotivo é uma tradição. Basicamente, o segmento automotivo só existe porque existem entusiastas de tecnologia que trabalham no desenvolvimento de carros cada vez mais modernos e com cada vez mais inovações. Aliás, essa é uma das vantagens de comprar seminovos certificados: ter acesso a tecnologias recentes por um custo mais baixo do que um carro novo.

No momento, vivemos uma transição no mercado de automóveis, com muitas novas tecnologias sendo introduzidas e com o potencial de causar um impacto significativo nos próximos anos. Por isso, é importante entender quais são as tendências de tecnologia no segmento automotivo para saber o que esperar dos automóveis nos próximos anos.

E aí, quer aprender como a tecnologia no segmento automotivo vem evoluindo? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

5 tendências de tecnologia no segmento automotivo

1. Carro autônomo

Uma das grandes tendências de tecnologia no setor automotivo é o carro autônomo. Esse tipo de veículo tem a capacidade de se dirigir sozinho, com um software montado por Machine Learning, que absorve uma tonelada de dados sobre como dirigir e é capaz de se comandar sozinho.

Na prática, um carro autônomo é capaz de levar um veículo de um ponto a outro na melhor velocidade possível e com baixíssima chance de acidente. Na verdade, em teoria, se todos os carros fossem autônomos, as chances de um acidente nas ruas seria praticamente nula, ficando apenas a um mau uso do recurso ou falha improvável na programação.

No momento, os carros autônomos estão em amplos testes e ainda um pouco longe de dominarem o mercado, mas isso deve mudar na próxima década, em que veremos os veículos que se dirigem sozinhos cada vez mais comuns nas ruas de todos os países.

2. Carro elétrico

Uma das grandes preocupações da Humanidade atualmente é a emissão de gases que gera as mudanças climáticas que ameaçam o planeta. Uma das principais fontes de emissão de gases são os carros que andam pelas ruas de todos os países.

É por isso que a maior parte dos territórios já decretou medidas para criar uma transição completa de carros a combustão para carros elétricos, que não emitem esses gases e são muito menos poluentes.

Aqui no Brasil, por exemplo, já há planos para algo parecido nos próximos anos, embora a legislação na Europa seja mais restrita do que aqui.

Para que os carros elétricos se tornem mais comuns aqui no Brasil, será preciso ter mais infraestrutura para eles, além de que será necessário que o preço desses modelos seja reduzido no curto e médio prazo, já que hoje ele é bem mais caro do que um automóvel a combustão.

3. Conectividade

Uma das tendências de tecnologia no mercado automotivo atual é a maior conectividade dos carros. Com o 4G, eles já contam com muitos recursos de conectividade importantes. No entanto, serão ainda mais conectivos quando o 5G chegar.

O 5G promete uma revolução completa na maneira como trabalhamos com a Internet, especialmente com a Internet das Coisas (conexão à rede de objetos como carros, televisores e outros). Na prática, os carros poderão se conectar à Internet sem delay o tempo todo, facilitando a maneira como lidamos com pedágios, multas e muito mais.

4. Materiais mais leves

Uma das grandes preocupações da indústria automotiva no momento é o peso dos veículos. Eles devem estar cada vez mais leves e com materiais mais flexíveis por muitos motivos.

Em primeiro lugar, a leveza dos materiais permite maior facilidade para lidar com o impacto em um acidente, o que aumenta a segurança dos motoristas em situações adversas.

Já em segundo lugar, os materiais mais leves deixam os carros menos pesados, o que faz com que seja necessário menos combustível para movê-los. Assim, há maior economia de gasolina ou energia elétrica ao andar.

5. Carros modulares e atualizáveis

Uma das tendências de tecnologia mais para o longo prazo é a criação de carros modulares e atualizáveis. Isso porque, hoje, a tendência do mercado é a de criar automóveis todos os anos para que os motoristas façam a substituição. No entanto, isso gera muito lixo (todos os carros trocados) e causa a perda de muitos recursos.

No futuro próximo, a tendência do mercado será de tentar aproveitar ao máximo os equipamentos e recursos. Na prática, isso levará à criação de carros que são atualizáveis e com a possibilidade de instalar alguns módulos para melhoramentos.

Agora que você já viu essas tendências de tecnologia no segmento automotivo, é hora de se preparar para o que vem por aí. Enquanto consumidor, sua vida será muito diferente com tudo que o mercado tem preparado. Enquanto empreendedor, será um setor em franca transformação, que tirará de cena alguns mercados e adicionará outros para substituir.

Gostou do conteúdo? Qual outra tendência você enxerga no setor? Comente abaixo!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Adicine um comentário

Escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Maior Rede de comunicação do Cariri Paraibano, Envie sua sugestão para nosso WhatsApp (83) 9.9855-1048 / portaltvcariri@gmail.com