O advogado público José Maviael Fernandes, um dos principais profissionais da área na região do Cariri e Sertão do Estado, fez um alerta nesta quarta-feira (14) para prefeitos e presidentes de Câmaras. “O TCE está com sistemas informatizados e à luz da Constituição começará a punir gestores e servidores que insistirem no acúmulo indevido de cargos”, alertou.

Segundo Dr. José Maviael, o Tribunal de Contas do Estado tem inicialmente emitido alertas para as prefeituras, mas começará em breve a cobrar devolução de recursos e punir os prefeitos que insistirem na prática inconstitucional. “O TCE não está inovando na legislação. A proibição já existe desde 1988; o que o TCE está fazendo é modernizando a fiscalização com inteligência artificial”.

O acúmulo de cargos é vedado pela Constituição Federal em seu artigo 37 para toda a administração pública direta e indireta em todas as esferas de Poder. Mais precisamente em seu inciso XVI é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários e ainda com permissão de apenas dois cargos para professor e profissionais da saúde.

O profissional do direito, Dr. José Maviael, lembrou que atualmente os dados dos funcionários são cruzados em tempo real pelo Tribunal de Contas e a Receita Federal, assim o processo de identificação e punição dos envolvidos será cada vez mais célere.

“Não aconselho a nenhum gestor manter essa prática em suas gestões, sob pena de em breve espaço de tempo, essa permissão gerar prejuízos tanto para o agente público como para os servidores envolvidos”, ratificou o advogado.

Maior Rede de comunicação do Cariri Paraibano, Envie sua sugestão para nosso WhatsApp (83) 9.9855-1048 / portaltvcariri@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.