Saiba como observar a conjunção da Lua com três planetas nesta semana

Nesta semana, a Lua fará um verdadeiro passeio pelo sistema solar ao entrar em conjunção com três planetas, em três dias seguidos. Os fenômenos são um prato cheio para quem gosta de...


Nesta semana, a Lua fará um verdadeiro passeio pelo sistema solar ao entrar em conjunção com três planetas, em três dias seguidos. Os fenômenos são um prato cheio para quem gosta de observar o céu e poderão ser vistos a olho nu em todo o Brasil.

Em termos astronômicos, uma conjunção é quando dois ou mais corpos celestes aparecem perto uns dos outros no céu. Eles não estão realmente próximos, trata-se de uma “ilusão” causada por sua posição no céu em relação a nós. Ainda assim, é um belo fenômeno.

Júpiter, Saturno, Marte e a Lua estarão próximos no céu durante esta terceira semana de abril, então você terá muitas oportunidades para observar o quarteto. Mas há datas específicas para a aproximação máxima entre cada um dos astros, que listamos abaixo. Se puder, tente tirar uma foto do fenômeno a cada dia. Comparando os resultados, você terá uma melhor noção da movimentação dos astros na esfera celeste.

Reprodução

Vale lembrar que todos os horários e direções mencionados neste artigo tem como base um observador em Brasília, e podem variar de acordo com sua localização no país. Uma sugestão é consultar a página sobre a conjunção no site In the Sky, que leva em consideração a localização do visitante para atualizar as informações. Você pode alterar a localização usando o botão Change Location no canto superior direito da página.

14 de abril: conjunção da Lua com Júpiter. O par será visível a olho nu partir das 00:00 até as 06:00, olhe para o leste. Plutão também estará ali pertinho, mas devido à sua distância não é visível a olho nu.

15 de abril: agora é a ver de Saturno ficar em conjunção com a Lua. O par será visível a olho nu partir das 00:24 até as 06:65, olhe para o leste.

16 de abril: desta vez é Marte que estará em conjunção com a Lua. O par será visível a olho nu a partir da 01:04, quando surge no horizonte, até as 06:04. Saturno, Júpiter e Plutão estarão logo acima da Lua, o que torna esta uma ótima oportunidade para ver vários objetos de uma vez só. Olhe para o leste.

Para se orientar em relação aos pontos cardeais, uma dica é usar um app em seu smartphone. Quem tem um iPhone não precisa instalar nada, basta usar o app Bússola que é parte do iOS.

Para Android minha recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios. Além da direção em que o celular está apontando, ele também indica o horário do nascer e do pôr do sol, sua altitude e até a intensidade do campo magnético próximo ao aparelho. Tudo isso em uma tela só.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

1 Comment

  1. Pingback: Lua e Marte: veja como observar a conjunção dos astros nesta noite – Current affairs

Escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

1 Comment

  1. Pingback: Lua e Marte: veja como observar a conjunção dos astros nesta noite – Current affairs

Escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Maior Rede de comunicação do Cariri Paraibano, Envie sua sugestão para nosso WhatsApp (83) 9.9855-1048 / portaltvcariri@gmail.com

MAIS DO

Continue lendo Compartilhar no Whatsapp