Queijo Serra do Pico de Fazenda no Cariri é apresentado no Salão do Queijo de Paris
Destaque

Queijo Serra do Pico de Fazenda no Cariri é apresentado no Salão do Queijo de Paris

O Salão do Queijo de Paris teve, pela primeira vez em sua 16ª edição, uma degustação de queijos brasileiros organizada pela “SerTãoBras” oficialmente constando em seu programa. Embora nossos queijos artesanais não possam ainda ser comercializados além das fronteiras de seus estados de origem, e muito menos sair do país, o objetivo da degustação foi mostrar o que existe de bom no Brasil.

 

À direita queijo Serra do Mocambo servido com goiabada de Ponte Nova, ao centro Azul do Bosque e Serra do Lopo (Capril do Bosque, Joanópolis – SP); à direita Queijo Arupiara e Cariri (Fazenda Taperoá, PB); atrás queijo Mantiqueira (Fazenda Entre-Serras, Pindamonhagaba – SP), queijo Surpresa de Bofete – SP e Pai do Mato (Fazenda Santa Helena, Vale do Ribeira – SP). FOTO: Arnaud Sperat Czar/Profession Fromager

O evento foi realizado dia 27 de fevereiro e durou uma hora e meia, como parte da programação de animações do salão, entre elas queijos norte-americanos e ingleses.

A primeira diferença entre a nossa degustação e a dos colegas estrangeiros foi que eles apresentaram no máximo cinco queijos, enquanto a nossa contou com 18!

A segunda questão fundamental que nos difere é que eles já podem comercializar seus queijos na França e fazem a degustação com esse objetivo.  O público do salão é composto de profissionais do ramo, principalmente comerciantes de queijos. Muitos ficaram interessados em comercializar os queijos brasileiros.

 

À esquerda Serra do Pico da Fazenda Taperoá – PB e Guzerá de Datas, MG. No meio Cuesta da Pardinho – SP e Asa Branca – DF. Ao fundo Coalho Lingote do Capitão Zé dos Santos e Serra do Mocambo da Fazenda Aroeira – SE

Queijo do Cariri

Levando o sabor do Cariri Paraibano, representando todo o sabor da região, esteve presente o jovem Queijo Serra do Pico que começou a ser produzido em 2017.

Produzido na Fazenda Carnaúba com um blend de leite cru de vacas das raças Guzerá e Sindi, descendentes de vacas indianas, com 60 dias de maturação em baixa temperatura. Tem massa macia, sabor amanteigado e levemente adocicado de início.

Com Estadão

Tags

Redação TV CARIRI

Maior Rede de comunicação do Cariri Paraibano, Envie sua sugestão para nosso WhatsApp (83) 9.8101-0083 / contato@portaltvcariri.com.br

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios