Neste domingo (11), 119.377 estudantes paraibanos farão o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O número é menor em relação aos mais de 150 mil inscritos nas provas, isto porque, cerca de 21% dos estudantes faltaram o primeiro dia de provas, que aconteceu no último domingo (4), e acabaram sendo eliminados.

LEIA TAMBÉM:

Mais tempo

Uma novidade este ano é que os alunos ganharam 30 minutos a mais para fazer a segunda prova. As 45 questões de Matemática e as 45 de Ciências da Natureza, que engloba as disciplinas de Química, Física e Biologia, vão poder ser resolvidas em cinco horas de duração.

Para o professor de matemática Leonardo Peixoto, os 30 minutos a mais de prova fazem diferença para os alunos. Segundo ele, muitas pessoas reclamavam em anos anteriores de não conseguirem ler a prova inteira por conta da extensão dos enunciados.

Com conteúdo amplo, o professor Leonardo ressalta que as questões são divididas em três níveis: fácil, médio e difícil. Ele lembra também que usar bem o tempo é fundamental para realizar uma boa prova. “Tentar identificar de uma maneira muito rápida, os níveis dessas questões para que não ultrapasse o tempo limite. Temos em média três minutos para cada questão. Mesmo tendo aumentado 30 minutos no tempo da prova, ele tem essa media para cada questão. Então, tem que fazer com que ganhe tempo em uma para que ele gaste mais tempo em questões que ele ache médio ou difícil”.

Muita calma

Para aqueles alunos que ficam nervosos, o professor aconselha que os textos sejam bem lidos e os cálculos sejam feitos com calma. Segundo ele, não adianta se desesperar na véspera da prova, nem criar táticas mirabolantes. “Existem pessoas que vêm com formas mirabolantes, não existe essa fórmula. Existe muito estudo. E como falei, os frutos que a pessoa vai colher é o que foi plantado ao longo do ano. A questão torna fácil para alguns de acordo com seu buscar ao longo do ano. Então, quem se preparou, quem buscou o conhecimento ao longo do ano, já tem sua tática pronta. Então, é só chegar na hora da prova e colocar em pratica todo o conhecimento adquirido”.

Matemática

Leonardo lembra ainda que um dos temas de matemática que mais cai na prova é razão e proporção. Conteúdos de probabilidade, geometria plana, aritmética, estatística, análise combinatória e trigonometria costumam aparecer de forma mais pulverizada e com menos frequência na prova.

Horário

Vale lembrar a todos os estudantes brasileiros que os portões abrem ao meio- dia, no horário oficial de Brasília, e fecham a uma da tarde. As provas começam uma e meia da tarde. Os candidatos que faltaram à prova do primeiro dia podem fazer a segunda parte neste domingo sem qualquer restrição. Os gabaritos devem ser divulgados no dia 14 de novembro e os resultados, publicados em 17 de janeiro de 2019.

O post Quase 120 mil estudantes farão segundo dia do Enem apareceu primeiro em Portal Correio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.