Projeto de Lei quer proibir 5G em Santa Catarina

Um projeto de lei (PL) apresentado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina na última quarta-feira (17) quer proibir testes e a instalação da tecnologia 5G no estado. O documento, de autoria...


20190530101310_860_645_-_5g

Um projeto de lei (PL) apresentado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina na última quarta-feira (17) quer proibir testes e a instalação da tecnologia 5G no estado. O documento, de autoria de Marcius Machado (PR) e Nilso Berlanda (PR), ambos deputados estaduais, baseia-se em um vídeo postado no YouTube que aponta prejuízos a saúde que supostamente seriam causados pelas redes de quinta geração. O PL ainda propõe multa de 100 mil reais a quem infringir a proibição. Em caso de reincidência, a pena passaria a 200 mil reais. 

O vídeo em questão suscita um caso ocorrido no final de 2018, em The Hague, cidade holandesa, onde centenas de passáros teriam morrido devido a um teste de 5G. Essa informação foi muito disseminada por John Khules, criador de vídeos de conspiração  contra a tecnologia 5G. No entanto, o Snopes, site de verificação de fatos (fact checking), concluiu que tratava-se de mais uma fakenews.

De fato, houve morte massiva de pássaros na região, apenas de Estorninhos, mas elas tiveram início no dia 19 de outubro de 2018. O único teste 5G, promovido pela Huawei em localidade relativamente próxima ao suporto local do incidente (Huijgenspark), aconteceu no dia 28 de junho do mesmo ano — não houve registro de pássaros mortos após o evento.  

“Nenhum teste de 5G ocorreu durante o tempo em que as misteriosas mortes de estorninhos ocorreram, e a única pessoa sugerindo o contrário é alguém que quer se vingar da realidade e da rede 5G. Mesmo se um teste de 5G tivesse ocorrido, no entanto, não existe nenhum mecanismo que explicaria como ele poderia ter afetado os estorninhos, e muito menos apenas estorninhos e nenhuma outra espécie de pássaro ou animal na região”. 

Os deputados também alegam que a rede 5G acabaria com as abelhas e citam uma frase atribuída a Albert Einstein “se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas quatro anos de existência”. Não existe uma só evidência de que o físico tenha falado isso em vida

Em maio deste ano, a TIM anunciou instação de antena 5G em Florianópolis, capital catarinense. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

MAIS DO Portal TV Cariri

Continue lendo Compartilhar no Whatsapp
Advertisement