Faltam duas semanas para as provas objetivas do concurso público da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para técnico-administrativo e os mais de 74,9 mil de inscritos entram na reta final dos estudos. Para se dar bem no certame e ser aprovado, alguns pontos precisam ser levados em consideração. O Portal Correio conversou com o professor, coach e diretor do curso Everest, Wellbert Costa, que listou algumas das orientações. Acompanhe abaixo.

Concorrência

Segundo W. Costa, como é conhecido, os candidatos terão uma grande oportunidade, mas o concurso exigirá preparação. “Os alunos podem esperar um mega power concurso, uma concorrência muito grande, mas também uma boa oportunidade. O concurso tá vindo com a esperança de chamar mais do que o dobro das vagas, pois há a necessidade. Ele será acirrado e os ânimos estão à flor da pele, mas eles estão preparados”.

Preparação

A economista e concurseira Caroline Marques é uma das candidatas que concorrerá ao certame. Ao Portal Correio, ela contou que estuda cerca de três horas durante o dia teoria (material escrito e vídeo-aulas), e à noite resolve apenas questões, que leva mais três horas.

“Minha rotina de estudos é baseada em um cronograma em que coloco duas ou três disciplinas para revisar durante cada dia e à noite resolvo questões sobre as mesmas. Nos fins de semana assisto aulas presenciais de resolução de questões em um cursinho e também tento frequentar aulões sempre que a escola disponibiliza”, conta.

O professor orientou que os estudos precisam ser iniciados assim que o concurso é lançado. “A preparação tem que ser a longo prazo quando o concurso é público. Orientamos que os concurseiros comecem a estudar até antes do edital ser publicado. Outros estudam depois da publicação… Foram cerca de três meses de preparação. Caso não venha se preparando, ainda dá tempo. Com ajuda, é preciso, nessa situação, fazer um estudo intensificado, planejamento de horário e a tríade: revisão, resumos e questões. Esse seria o sucesso para ser aprovado em um concurso público desse porte”.

Caroline disse mesclar os estudos com materiais de cursos online e o material do curso presencial. “Cada um deles tem uma função importante e atende bem as minhas necessidades. O cursinho serve para dá um norte e mostrar quais são os pontos mais cobrados pela banca e assim o candidato pode ter um estudo direcionado”.

Vagas x dica

A dica do professor W. Costa é focar nas matérias específicas. “A maioria das vagas é para o cargo de assistente administrativo, então esse está sendo o assunto mais procurado. As questões de matérias específicas correspondem a quase metade da prova. A dica é focar nelas e fazer muitos exercícios, além de revisar o que se aprendeu até aqui”.

A concurseira Caroline diz que se preparou, mas confessa ainda não estar pronta para o dia da prova. “Embora já esteja na etapa de revisão, ainda não me sinto totalmente preparada para a prova. Há alguns pontos que precisam ser revistos. Contudo, nestas próximas semanas acredito que estarei mais confiante”.

Ansiedade

De acordo com Wellbert, o fator emocional é a maior dificuldade dos alunos na reta final e a preparação psicológica é fundamental para a aprovação.

“Na reta final a ansiedade bate na porta e é normal. O que fazer para controlar? Temos dado muito a dica de que não é só o conteúdo teórico e intelectual que tem sido fundamental na aprovação, mas se preparar emocionalmente; estar com o psicológico preparado”.

Caroline diz que sabe manobrar quando a crise chega. “Tento controlar a ansiedade com técnicas de respiração bem como reservando um horário na semana para alguma atividade de lazer, seja sair para jantar fora, ouvir uma música prazerosa ou apenas assistir a um filme”.

Curso motivacional

Neste domingo (24), o professor fará um treinamento de inteligência motivacional, no qual ele dará dicas para controlar a ansiedade e nervosismo e ensinará exercícios de respiração para fazer uma prova tranquila. O ‘Power Coach’ será o dia inteiro no Hotal Nord Luxor Tambaú. Para mais informações, acesse aqui.

Concurso

A prova objetiva será aplicada em 7 de abril nas cidades de João Pessoa, Mamanguape, Rio Tinto, Bananeiras e Areia, em horário e local a serem informados através de edital disponibilizado no endereço eletrônico do Instituto AOCP, organizador da seleção.

Locais de prova

O exame também poderá ser aplicado em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município, o que será divulgado com antecedência.

O cartão de informação do candidato, com o local de prova, começou a ser emitido nessa segunda-feira (18). O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados um dia após a aplicação do exame.

O post Professor dá dicas de como ser aprovado no concurso da UFPB apareceu primeiro em Portal Correio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.