Problemas elétricos são a principal causa dos incêndios em estabelecimentos comerciais e residenciais periciados pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) em todo o Estado. Só no primeiro semestre deste ano, das 30 perícias realizadas pela Diretoria de Atividades Técnicas da corporação (DAT), 47% tiveram laudos apontando falhas elétricas como condutor do incêndio.

Conforme o capitão José Fragoso, perito do CBMPB, entre essas causas elétricas, uma das principais envolve falta de manutenção em ar condicionado e ventiladores. Por isso, ele indica que as pessoas mantenham a limpeza desses equipamentos em dia para “evitar pontos de resistência no funcionamento”. Além disso, realizem a instalação desses itens apenas com profissionais qualificados.

Outro procedimento que ocasiona incêndio, segundo ele, é a sobrecarga de tomadas com uso de ‘Ts’ ou ‘benjamins’. “O indicado é a utilização de filtro de linha (uma espécie de extensão), uma vez que esse equipamento possui fusível, evitando curto-circuito”. Ainda segundo o oficial, o descuido ao desconectar equipamentos da tomada, principalmente carregador de celular, também é uma das principais razões de incêndio, na Paraíba.

“Nunca se deve desligar os equipamentos pelo fio. O correto é utilizar o botão de energia para cortar o fluxo e só então remover o fio da tomada”, completou, ao lembrar que as solicitações de vistorias preventivas ou perícias de incêndio devem ser solicitadas on-line, através do site. 

O post Problemas elétricos são principal causa de incêndios na Paraíba apareceu primeiro em Portal Correio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.