O açude Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão, Cariri paraibano, segue perdendo volume desde o início deste mês. De acordo com levantamento da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o reservatório possuía 26,32% de sua capacidade máxima no último dia 1º. Nesta sexta-feira (14), o açude registrou a marca de 25,66%.

O açude de Boqueirão possui capacidade de 466,5 milhões de metros cúbicos de água e é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e outros 18 municípios.

Em contato com o Portal Correio, o presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, disse que a situação vem se arrastando desde o mês de fevereiro, quando o açude deixou de receber as águas da Transposição do Rio Francisco por conta de um problema no reservatório de Cacimba Nova, em Pernambuco.

Porfírio tranquilizou a população das cidades abastecidas pelo açude de Boqueirão e explicou que apesar de não ter uma previsão para que o problema seja resolvido, o atual volume garante água para essas localidades por, no mínimo, um ano. Segundo ele, mais de um milhão de pessoas são atendidas pelo manancial.

O Portal Correio entrou em contato com o Ministério do Desenvolvimento Regional para buscar explicações sobre o ocorrido, mas até o fechamento desta matéria não teve as solicitações respondidas.

O post Problema em PE deixa Boqueirão sem água da Transposição apareceu primeiro em Portal Correio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.