Horas depois de o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, recorrer à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo investigação por alegado crime de calúnia contra o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, o advogado soltou uma nota em que nega ter tido “a motivação de ofender a honra” do ex-juiz ao afirmar que ele agia como se estivesse “bancando o chefe de quadrilha”.

O ataque a Moro foi feito logo depois de o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, revelar que o ministro ligara para avisar que ele, Noronha, havia sido uma das vítimas dos hackers que invadiram estimados mil celulares de autoridades dos três Poderes. Durante a conversa, o ex-juiz federal informara o comandante do tribunal que as mensagens apreendidas na Operação Spoofing seriam “descartadas”, para “preservar a privacidade” dos atingidos.

Confira a nota do presidente da OAB:

“Minha afirmação não teve, em qualquer momento, a motivação de ofender a honra do ministro Sergio Moro. Ao contrário, a crítica feita foi jurídica e institucional, por meio de uma analogia e não imputando qualquer crime ao ministro.

Essa semana, no programa Roda Viva, da TV Cultura, reconheci que a analogia utilizada estava acima do tom que costumo usar, mesmo considerando os sistemáticos atentados contra preceitos do Estado democrático de direito que deram base à declaração.

De todo modo, como disse na entrevista, mantenho, no mérito, minha crítica de que o ministro da Justiça não pode determinar destruição de provas e que deveria, para o bom andamento das investigações, se afastar do cargo, como recomendou o Conselho Federal da OAB.

Por fim, como já enunciei diversas vezes, entendo ser necessário o retorno à normalidade do debate democrático e sugiro ao governo – de forma geral – evitar o clima belicoso, restabelecendo a harmonia institucional no país.”

Felipe Santa Cruz
Presidente da OAB

O post Presidente da OAB nega “intenção de ofender” Sergio Moro apareceu primeiro em Metrópoles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.