A parceria entre o Município de Sumé e o Programa Olímpico do Cariri (Prolcariri), do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA-UFCG) tem contribuído significativamente na formação de atletas sumeenses e consequentemente elevado o nível do esporte local.

Ao longo de seis anos, o Prolcariri e a Prefeitura de Sumé vem desenvolvendo ações socioeducativas tendo o Judô como prática esportiva bem sucedida aplicada em sala de aula.

Atualmente, cerca de 80 alunos das escolas Maria Leite Rafael, Agrotécnica e Estadual José Gonçalves participam do Projeto. De acordo com o professor e técnico de judô, Luciano Correa, alguns desses atletas são considerados de Alto Rendimento.

É o caso do medalhista Ewerton Ferreira Evangelista, sumeense,19 anos, 3° lugar no brasileiro regional 2018. Devido ao seu bom desempenho em quadra e aos títulos conquistados, ele foi selecionado pela Federação Paraibana de Judô a participar de um treinamento internacional, de  16 a 19 de dezembro, com a seleção do Japão, na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia. De cada estado brasileiro, cinco atletas foram convidados. Ewerton está representando a cidade de Sumé.

atletas de sumé - Prefeitura de Sumé investe na formação de atletas de Alto Rendimento

Ewerton disse que ficou muito feliz com o convite pelo fato do Judô japonês ser considerado uma das melhores escolas do mundo. “Espero absorver o melhor que puder nesse treinamento”, disse ele.

Ewerton agradeceu também o incentivo do professor Luciano Correa e principalmente ao apoio que a Prefeitura de Sumé, através do prefeito Éden Duarte, tem dado ao projeto.

Outros atletas sumeenses também vem se destacado na modalidade esportiva, são eles:

 – Carlos William: vice-campeão brasileiro regional 2018;

– Vanessa Ferreira: vice-campeã brasileira 2018, regional e 7º lugar no brasileiro, fase final 2018;

– José Augusto: terceiro lugar brasileiro regional 2018;

– Gustavo Araújo: 3º lugar brasileiro fase final 2016 e

– Amanda Souza: 5° lugar brasileiro regional 2018.

Deixe seu comentário