Um espaço totalmente dedicado a leitura, num local que hoje é uma das áreas mais frequentadas do litoral de Conde. A Praça do Mar, em Jacumã, foi o lugar escolhido pelo casal de viajantes Joaquín Dulitzky e Carolina Mejia para que fosse construída a Biblioteca Comunitária. Um trabalho que contou com a ajuda de vários voluntários e parceiros da iniciativa privada e sociedade civil e que foi entregue para a população do Conde.

A Biblioteca vai reunir no mesmo espaço, literatura, atividades culturais, entre outras ações educativas, direcionadas para o ensino aprendizagem dos alunos e alunas que estudam no município, como também para os turistas que frequentemente visitam a Praça do Mar e as praias da Costa de Conde.

De acordo com Joaquín Dulitzky, esse processo foi muito gratificante. “O que nos chamou a atenção no Conde, foi a nova maneira de ser trabalhada a gestão municipal, dando oportunidade para a população participar, intervir, ser ouvida, isso nos encantou. Ao chegar na cidade, em contato com a Prefeita Márcia Lucena, apresentamos o nosso projeto e ela nos deu todo o apoio necessário. Hoje estamos entregando esta Biblioteca, construída por meio de doações de empresários da cidade e mão-de-obra voluntária da própria população. Estamos muitos felizes em ver este resultado”, comemorou Joaquín.

Carolina Mejia, ressaltou a importância da leitura na vida das pessoas. “Nossa ideia foi criar um espaço onde todos, crianças, adolescentes, adultos, possam dedicar alguns minutos para a leitura. Costumo dizer que a leitura nos faz viajar e neste cenário inspirador onde a biblioteca está sendo entregue, tenho certeza que será um espaço totalmente dedicado a essas viagens que os livros nos proporcionam”, destacou.

Como vai funcionar

A Biblioteca Comunitária vai funcionar diariamente na Praça do Mar e qualquer pessoa pode ir até o local, escolher um livro e fazer sua leitura. As crianças além de escolherem livros, também podem ficar nos espaços reservados com pequenas mesinhas e cadeiras. A Secretaria de Educação de Conde está trabalhando projetos para serem aplicados no novo espaço, com a intenção de incentivar cada vez mais o hábito da leitura nas crianças e adolescentes do município.

“É uma emoção sem tamanho receber este novo espaço para leitura e na Praça do Mar, com essa linda vista que temos do nosso litoral, faltam palavras para agradecer a Joaquín e Carolina e a todos os parceiros e voluntários que suaram a camisa para ver este espaço de pé e já fazendo tanto sucesso. Vamos trabalhar para manter a biblioteca aqui funcionando diariamente e estamos trabalhando a implantação e projetos e atividades e também sempre que possível, trazer os alunos e alunas das escolas de toda a região, para uma manhã ou tarde diferente de aprendizado. Só temos a agradecer este presente que o Conde ganhou”, afirmou a Secretária de Educação, Cida Uchôa.

Ao final da inauguração, o Orçamento Democrático Municipal promoveu uma sessão especial do Cinema Andarilho na Praça do Mar com o filme “O Auto da Compadecida”.

#td_uid_1_5cef26d28b9a9 .td-doubleSlider-2 .td-item1 {
background: url(https://portalcorreio.com.br/wp-content/uploads/2019/05/Biblioteca-Praça-do-Mar_Fotos_leandro-Santos_Secomd-3-80×60.jpg) 0 0 no-repeat;
}
#td_uid_1_5cef26d28b9a9 .td-doubleSlider-2 .td-item2 {
background: url(https://portalcorreio.com.br/wp-content/uploads/2019/05/Biblioteca-Praça-do-Mar_Fotos_leandro-Santos_Secomd-7-80×60.jpg) 0 0 no-repeat;
}

O post População de Conde ganha Biblioteca Comunitária na Praça do Mar apareceu primeiro em Portal Correio.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here