Um espaço totalmente dedicado a leitura, num local que hoje é uma das áreas mais frequentadas do litoral de Conde. A Praça do Mar, em Jacumã, foi o lugar escolhido pelo casal de viajantes Joaquín Dulitzky e Carolina Mejia para que fosse construída a Biblioteca Comunitária. Um trabalho que contou com a ajuda de vários voluntários e parceiros da iniciativa privada e sociedade civil e que foi entregue para a população do Conde.

A Biblioteca vai reunir no mesmo espaço, literatura, atividades culturais, entre outras ações educativas, direcionadas para o ensino aprendizagem dos alunos e alunas que estudam no município, como também para os turistas que frequentemente visitam a Praça do Mar e as praias da Costa de Conde.

De acordo com Joaquín Dulitzky, esse processo foi muito gratificante. “O que nos chamou a atenção no Conde, foi a nova maneira de ser trabalhada a gestão municipal, dando oportunidade para a população participar, intervir, ser ouvida, isso nos encantou. Ao chegar na cidade, em contato com a Prefeita Márcia Lucena, apresentamos o nosso projeto e ela nos deu todo o apoio necessário. Hoje estamos entregando esta Biblioteca, construída por meio de doações de empresários da cidade e mão-de-obra voluntária da própria população. Estamos muitos felizes em ver este resultado”, comemorou Joaquín.

Carolina Mejia, ressaltou a importância da leitura na vida das pessoas. “Nossa ideia foi criar um espaço onde todos, crianças, adolescentes, adultos, possam dedicar alguns minutos para a leitura. Costumo dizer que a leitura nos faz viajar e neste cenário inspirador onde a biblioteca está sendo entregue, tenho certeza que será um espaço totalmente dedicado a essas viagens que os livros nos proporcionam”, destacou.

Como vai funcionar

A Biblioteca Comunitária vai funcionar diariamente na Praça do Mar e qualquer pessoa pode ir até o local, escolher um livro e fazer sua leitura. As crianças além de escolherem livros, também podem ficar nos espaços reservados com pequenas mesinhas e cadeiras. A Secretaria de Educação de Conde está trabalhando projetos para serem aplicados no novo espaço, com a intenção de incentivar cada vez mais o hábito da leitura nas crianças e adolescentes do município.

“É uma emoção sem tamanho receber este novo espaço para leitura e na Praça do Mar, com essa linda vista que temos do nosso litoral, faltam palavras para agradecer a Joaquín e Carolina e a todos os parceiros e voluntários que suaram a camisa para ver este espaço de pé e já fazendo tanto sucesso. Vamos trabalhar para manter a biblioteca aqui funcionando diariamente e estamos trabalhando a implantação e projetos e atividades e também sempre que possível, trazer os alunos e alunas das escolas de toda a região, para uma manhã ou tarde diferente de aprendizado. Só temos a agradecer este presente que o Conde ganhou”, afirmou a Secretária de Educação, Cida Uchôa.

Ao final da inauguração, o Orçamento Democrático Municipal promoveu uma sessão especial do Cinema Andarilho na Praça do Mar com o filme “O Auto da Compadecida”.

#td_uid_1_5cef26d28b9a9 .td-doubleSlider-2 .td-item1 {
background: url(https://portalcorreio.com.br/wp-content/uploads/2019/05/Biblioteca-Praça-do-Mar_Fotos_leandro-Santos_Secomd-3-80×60.jpg) 0 0 no-repeat;
}
#td_uid_1_5cef26d28b9a9 .td-doubleSlider-2 .td-item2 {
background: url(https://portalcorreio.com.br/wp-content/uploads/2019/05/Biblioteca-Praça-do-Mar_Fotos_leandro-Santos_Secomd-7-80×60.jpg) 0 0 no-repeat;
}

O post População de Conde ganha Biblioteca Comunitária na Praça do Mar apareceu primeiro em Portal Correio.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.