A Polícia Civil iniciou nesta quarta-feira (20) uma investigação para apurar se foi criminosa a pane elétrica que resultou em incêndio e destruição na estação de tratamento de água Gravatá, da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), que fica em Queimadas, e deixou nove cidades da Paraíba sem água, entre elas Campina Grande.

A investigação é motivada pelo Boletim de Ocorrência (BO) prestado na segunda-feira (18), três dias após o ocorrido, por um funcionário da Cagepa.

Conforme a delegada Diane Regina, responsável pela investigação do caso, uma equipe do Instituto de Polícia Científica (IPC) esteve na estação na manha desta quarta e promoveu uma perícia no local. Porém, os primeiros indícios não apontaram para ação criminosa.

“A perícia foi lá hoje de manhã e inicialmente não foi verificado nada de anormal. Mas, iremos aguardar a conclusão do laudo pericial para determinar se houve ato criminoso ou se a pane elétrica foi ocasionada por falha dos equipamentos de comando da estação”, afirmou a delegada.

Além do laudo, a investigação também vai ouvir três funcionários da Cagepa, dois que estavam na estação no momento do incêndio e um terceiro que prestou o BO. A previsão é de que o laudo pericial seja divulgado até o dia 29 deste mês.

O problema

Uma pane elétrica seguida de incêndio na estação de tratamento Gravatá, em Queimadas, deixou as seguintes cidades afetadas sem água: Campina Grande (e distritos), Queimadas, Barra de Santana, Caturité, Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Matinhas, Alagoa Nova e Pocinhos.

A Cagepa vem executando um esquema de distribuição de água, revezando as localidades que recebem abastecimento. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado nesta sexta-feira (22).

De acordo com o cronograma divulgado nesta segunda-feira, a operação nos próximos dias será feita com 30% da vazão necessária. A Cagepa dividiu as localidades que sofrem com o desabastecimento em duas áreas. Clique aqui para ver o cronograma.

O post Polícia investiga se incêndio em estação da Cagepa foi criminoso apareceu primeiro em Portal Correio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.