A defesa de autonomia e desenvolvimento de pensamento crítico dentro da sala de aula foi um dos pontos defendidos pela secretaria de Educação de João Pessoa, Edilma Ferreira, que participou do programa Correio Debate, da Rede Correio Sat, nesta quinta-feira (6). Assista acima.

Leia também: Assembleia aprova projeto que barra Escola Sem Partido

A declaração da secretaria vem dois dias depois de a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovar um Projeto de Lei que barra a proposta de Escola Sem Partido, que tramita no Congresso Federal. A matéria é de autoria do Governo do Estado e garante a livre docência nas escolas da Paraíba.

“Antes de ser secretária sou professora e é muito importante que tenhamos autonomia para desenvolver um pensamento. Fica difícil pensar em uma educação ou professor ele sendo censurado. Temos que ter a liberdade de construir conhecimento através de pensamento livre”, afirmou a secretaria.

Resultados do Ideb e escola integral

Edilma Ferreira também falou sobre resultados obtidos pelos alunos das escolas municiais da Capital no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), onde as expectativas foram superadas.

“O último Ideb constatou que estamos acima das nossas metas. Para 2019, temos um planejamento para que possamos melhorar ainda mais nossos resultados. Temos hoje um quadro de professores qualificados e comprometidos com a educação. Nossa capacidade é para estar além do que já alcançamos”, contou a secretária.

Sobre escolas integrais, a secretária relatou que o Município segue com 28 locais e 85 creches, que permanecem  com os alunos por cerca de dez horas por dia.

“Nossos 18 mil alunos de escolas em tempo integral participam de oficinas de informática, robótica e de esportes, tudo dentro do espaço da escola, seguindo uma rotina pedagógica e sempre voltada para a formação cidadã”, relatou Edilma Ferreira.

Matrícula dos novatos

Com os veteranos já matriculados automaticamente, a secretária contou que a partir do dia 3 até 30 de janeiro abre-se o prazo para matrícula de novatos em todas as escolas e creches municipais.

O post Pensamento deve ser livre na sala de aula, diz secretária de Educação apareceu primeiro em Portal Correio .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ 32 = 37