Empreendedorismo e micro e pequenos negócios são termos que não apenas combinam entre si, mas que caminham juntos na busca pela promoção de um ambiente de negócios sustentável. Empreender é inovar e, neste sentido, o Sebrae Paraíba é o principal fomentador da inovação nos pequenos negócios. O terreno é tão fértil que, no estado, existem 150.529 mil micro e pequenos negócios, além de microempreendedores individuais (MEIs), de acordo com dados da Receita Federal contabilizados até setembro deste ano.

O total refere-se a empreendimentos e microempreendedores optantes do Simples Nacional, regime diferenciado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos. Contando apenas as micro e pequenas empresas, o total de empreendimentos é de 44.978 mil, conforme o órgão. Na próxima sexta-feira (5), comemora-se o dia da micro e pequena empresa em todo o país.

Considerando o período de fevereiro até setembro deste ano, o Sebrae Paraíba contabiliza o nascimento de 11.318 novos negócios no estado – uma alta de 8,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Destes, 3.367 são de micro e pequenas empresas, enquanto 7.951 são microempreendedores individuais.

“As micro e pequenas empresas têm um papel fundamental na economia de qualquer estado. Além delas representarem o maior número de negócios formais, são também as responsáveis por uma grande fatia do faturamento das empresas e que contratam boa parte da mão de obra disponível. Por isso, o Sebrae se põe lado a lado desses negócios para que eles possam crescer, cada vez mais, com sustentabilidade, inovação e de forma responsável”, afirmou o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar.

Micro e pequenos negócios estimulam mercado

A geração de empregos pelas micro e pequenas empresas é um dos seus grandes trunfos. De acordo com os últimos dados do Anuário do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, 52,7% da massa de salários do mercado formal na Paraíba é composta pelos pequenos negócios. Além disso, os pequenos negócios têm participação de 29,7% do Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba, ou seja, quase 30% das riquezas geradas no estado.

Dados de pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que tem como base informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revela que, na Paraíba, de janeiro a agosto de 2018, as micro e pequenas empresas criaram 3.773 postos de trabalho formais, enquanto as médias e grandes empresas registraram um saldo negativo de 1.036 empregos com carteira assinada no mesmo período.

O setor de serviços é o que mais se destaca na geração de empregos entre as micro e pequenas empresas, com 2.698 postos de trabalho criados. Em seguida, estão os setores da agropecuária (604 postos) e comércio (416 postos). “Esses números e percentuais demonstram a importância das micros e pequenas empresas no cenário econômico social. Merecendo, portanto, em todos os aspectos, um tratamento diferenciado para que possam continuar promovendo o desenvolvimento econômico e social do nosso país”, afirmou Antônio Gomes de Lima, presidente da Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estrado da Paraíba (FEMICRO/PB).

O post Paraíba tem mais de 150 mil pequenos negócios apareceu primeiro em Portal Correio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.