Covid-19
Covid-19 já atingiu 218 das 223 cidades paraibanas.

Divulgado no início da noite desta sexta-feira (29), o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde aponta que 12.011 paraibanos já foram contaminados pelo novo coronavírus. Foram registrados novos 879 casos da Covid-19 na Paraíba em apenas um dia, um pouco abaixo do número de ontem, 923, mas ainda acima do que estava sendo contabilizado até o início desta semana, quando testes que aguardavam análises foram divulgados e o Estado contabilizou mais de mil casos em apenas um dia.

A alta dos casos tem refletido diretamente nos números de internação hospitalar. Em todo o estado, 85% dos leitos de UTI para adultos estão ocupados e 58% das enfermarias. A Região Metropolitana de João Pessoa está com 89% dos leitos de UTI para adultos ocupados e 56% das enfermarias, enquanto que no Sertão as taxas são de 51 e 47%, respectivamente.

Campina Grande, com 1.288 casos da Covid-19, em segundo lugar no ranking de cidades mais contaminadas na Paraíba, tem a situação mais preocupante: 91% dos leitos de UTI para adultos e 71% dos leitos de enfermaria estão ocupados. Os números colocam o sistema de saúde da cidade mantém alerta de um colapso, apesar de mostrar leve queda em comparação ao dia anterior, quando 95% dos leitos de UTI para adultos estavam ocupados. O município é referência para outras 69 cidades, totalizando uma população aproximadamente de 1,2 milhão de habitantes, e tem apresentado crescimento expressivo de contaminação nos últimos dias. Para tentar conter a expressiva curva crescente, o prefeito Romero Rodrigues (PSD) antecipou três feriados para a próxima semana. O objetivo é tentar aumentar a adesão ao isolamento social.

O boletim desta sexta-feira trouxe também 9 óbitos. Ontem foram 20. As mortes confirmadas nesta sexta foram de pacientes de João Pessoa (5), Rio Tinto, Mamanguape, Santa Rita e Mari. O total de mortes chega agora a 327. O número de paraibanos já recuperados da Covid-19 é de 2.435.

 

O ranking das cinco cidades com mais casos confirmados na Paraíba agora está assim:

 

João Pessoa – 3.685

Campina Grande – 1.288

Cabedelo – 691

Santa Rita – 553

Guarabira – 545

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.