Covid-19
Covid-19 atinge todas as 223 cidades paraibanas.

Divulgado no início da noite desta quinta-feira (28), o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde aponta que 11.132 paraibanos já foram contaminados pelo novo coronavírus. Foram registrados novos 923 casos em apenas um dia, um pouco abaixo do número de ontem, 1.290, mas bem acima do que estava sendo contabilizado até o início desta semana.  

A Secretaria de Saúde afirma que o expressivo crescimento dos casos nos últimos dias é resultado de novo protocolo adotado para as notificações. Por isso, alguns resultados acabam levando mais tempo para serem computados e divulgados.

Apesar disso, a alta dos casos tem refletido diretamente nos números de internação hospitalar. Em todo o estado, 85% dos leitos de UTI para adultos estão ocupados e 60% das enfermarias. A Região Metropolitana de João Pessoa está com 89% dos leitos de UTI para adultos ocupados e 54% das enfermarias, enquanto que no Sertão as taxas são de 51 e 65%, respectivamente.

Campina Grande, com 1.180 casos, em segundo lugar no ranking de cidades mais contaminadas na Paraíba, tem a situação mais preocupante: 95% dos leitos de UTI para adultos e 65% dos leitos de enfermaria estão ocupados. Os números colocam o sistema de saúde da cidade à beira de um colapso. O município é referência para outras 69 cidades, totalizando uma população aproximadamente de 1,2 milhão de habitantes, e em apenas uma semana pulou de 421 para 1.180 casos de contaminação provocada pelo novo coronavírus. Para tentar conter a expressiva curva crescente, o prefeito Romero Rodrigues (PSD) antecipou três feriados para a próxima semana. O objetivo é tentar aumentar a adesão ao isolamento social.

O boletim desta quinta-feira trouxe também 20 novos óbitos que foram registrados em João Pessoa (7), Campina Grande (4), Santa Rita (2), Patos (2), Pitimbu, Sapé, Bayeux, Itabaiana e Juripiranga. O total de mortes chega agora a 318. O número de paraibanos já recuperados da Covid-19 é de 2.430.

Agora, são 189 cidades contaminadas pela Covid-19. O ranking dos cinco municípios com mais casos confirmados na Paraíba agora está assim:

João Pessoa – 3.472

Campina Grande – 1.180

Cabedelo – 644

Santa Rita – 581

Guarabira – 493

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.