A Nasa teve um vislumbre de como o Volatiles Investigating Polar Exploration Rover (VIPER) se comportaria na Lua. A agência testou seu projeto em um ambiente simulado que recria o solo lunar.

O local dos testes, chamado Simulated Lunar Operations Laboratory, possui um grande compartimento de solo ajustável, que permitiu aos engenheiros do veículo espacial reunir os dados necessários para avaliar a tração do projeto e suas rodas.

O teste também ofereceu uma maneira de comparar diferentes métodos para atravessar encostas íngremes. Seus resultados serão importantes para que seja possível determinar o quanto de energia é necessária para realizar algumas manobras.

Reprodução

Rover VIPER – Foto: Nasa

A Nasa planeja enviar o VIPER ao polo sul lunar, onde a missão Artemis também pousará, para procurar água e gelo na região. O dispositivo coletará e analisará amostras para determinar se a Lua possui água suficiente para sustentar futuras missões.

Quando o veículo espacial foi anunciado, o gerente de projeto Daniel Andrews disse: “A chave para viver na Lua é a água – a mesma aqui da Terra. Desde a confirmação do gelo lunar há dez anos, a questão se resumiu a entender se a Lua poderia realmente conter recursos que precisamos para viver fora do mundo. Este veículo espacial nos ajudará a responder às muitas perguntas que temos sobre onde está a água e qual a quantidade”.

O VIPER ainda não tem data para ficar pronto, mas o objetivo é enviá-lo à Lua em dezembro de 2022. Este é apenas um dos testes a que será submetido antes que sua versão final decole em direção ao destino.

Via: Engadget

Maior Rede de comunicação do Cariri Paraibano, Envie sua sugestão para nosso WhatsApp (83) 9.9855-1048 / portaltvcariri@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.