Na Paraíba, estudantes das Escolas Cidadãs Integrais seguem estudando em casa durante a pandemia

Paraíba – Maria Luiza dos Santos tem 16 anos e estuda na ECI Prefeito Aguitônio Dantas, em Frei Martinho (PB). “Nunca imaginei que, durante o tempo de isolamento social por...


Paraíba – Maria Luiza dos Santos tem 16 anos e estuda na ECI Prefeito Aguitônio Dantas, em Frei Martinho (PB). “Nunca imaginei que, durante o tempo de isolamento social por causa do coronavírus, eu me dedicaria muito mais aos estudos do que quando estou na escola”, diz ela, que é aluna do 2o. ano do Ensino Médio.

Mas é exatamente isso o que está acontecendo: além de assistir às aulas por vídeo e fazer as tarefas enviadas pelos professores da escola, diariamente, Maria Luiza está empenhada em explorar os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática da plataforma ISMART Online (www.ismart.org.br), do Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (ISMART). Ela e seus colegas de escola, tal como qualquer aluno da rede pública, matriculado no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e no 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, podem acessar o material gratuitamente durante esses tempos de pandemia.  

“Para mim está sendo um presente, porque tenho muitas dificuldades justamente em Língua Portuguesa e Matemática. Estou aprendendo muitas coisas no ISMART Online e revendo outras que já estudei na escola, mas que deixaram dúvidas. Então, a plataforma também funciona para mim como aulas de reforço, o que é ótimo porque quero me sair bem no Enem em 2021”, conta Maria Luiza. Ela acessa a plataforma pelo celular, já que não tem computador em casa.  

Anna Lyvia Gomes Lima, de 14 anos, também tem dedicado boa parte do tempo de sua rotina de estudos longe da escola à plataforma ISMART Online. Aluna da ECI Dr. Trajano Pires da Nóbrega, em Condado (PB), ela decidiu se cadastrar para ter acesso ao conteúdo gratuito porque acha que conhecimento nunca é demais. “Quanto mais, melhor. E o que me fez ficar muito interessada na plataforma foi saber que ela disponibiliza conteúdos básicos de forma organizada, que podem me ajudar a entender melhor o que vou aprender daqui em diante”, diz. 

Maria Luiza 3

Foram os professores de Maria Luiza e de Anna Lyvia que contaram para elas e os colegas de escola sobre a possibilidade de estudar gratuitamente pelo ISMART Online, e se colocaram à disposição para ajudar a moçada, caso surgissem dúvidas. “Converso com meus professores e com meus colegas pelo WhatAapp quando não entendo alguma coisa. E quando a plataforma sinaliza que a resposta de alguma atividade está errada, refaço a questão. Isso é bom para eu repensar o que tinha entendido anteriormente”, conta Anna Lyvia, que também não tem computador em casa e por isso estuda com o celular em mãos. “Basta colocar o aparelho na horizontal e fica fácil”, diz. 

A plataforma ISMART Online reúne estudos, tecnologia e um programa especial de desenvolvimento que vai muito além das salas de aula. Anna Lyvia, que ainda está explorando todas as possibilidades disponíveis, conta que espera voltar às aulas presenciais, quando o isolamento social acabar, com os estudos em dia. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Adicine um comentário

Escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Maior Rede de comunicação do Cariri Paraibano, Envie sua sugestão para nosso WhatsApp (83) 9.9855-1048 / portaltvcariri@gmail.com

MAIS DO Portal TV Cariri

Continue lendo Compartilhar no Whatsapp