Morre o Prefeito de Guarabira e Ex-Deputado Estadual Zenóbio Toscano

Zenóbio Toscano morreu na tarde do domingo (14) aos 74 anos. Com vasto currículo político e sem nenhuma perda em quaisquer eleições que tenha sido candidato, o político estava em...


Zenóbio Toscano

Zenóbio Toscano morreu na tarde do domingo (14) aos 74 anos. Com vasto currículo político e sem nenhuma perda em quaisquer eleições que tenha sido candidato, o político estava em seu terceiro mandato como prefeito de Guarabira, no brejo paraibano, e era uma das principais lideranças da região. Ele foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, quando se recuperava bem após ter contraído Covid-19, e não resistiu. O gestor estava afastado do cargo há cerca de um ano em decorrência de outro AVC.

O prefeito foi eleito pela primeira vez em 1982. Depois voltou à chefia do executivo em 2012 e foi reeleito em 2016. Durante os anos em que esteve fora da Prefeitura de Guarabira, Zenóbio foi Deputado Estadual por cinco legislaturas e chegou a ser Secretário Estadual em pastas nas gestões de Ronaldo Cunha Lima, Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho.

Em algumas oportunidades, Zenóbio chegou a ser o Deputado Estadual mais votado na Paraíba e além de liderança própria, ajudou a projetar os nomes de sua esposa, Léa Toscano, que também foi prefeitura da cidade e deputada estadual, e mais recentemente da filha Camila Toscano, que está em sua segunda legislatura como deputada estadual.

Nas redes sociais, Camila Toscano disse que seu pai sempre foi e sempre será uma referência para a política e revelou que o corpo de Zenóbio foi cremado ainda na tarde do domingo, mas que as cinzas ficarão guardadas para um momento adequado, pós-pandemia, em que os guarabirenses poderão se despedir do ex-gestor. Apesar de ter construído toda sua trajetória política em Guarabira, Zenóbio nasceu na cidade de Ingá, no agreste paraibano.

“Hoje sou verdadeiramente grata a Deus por tudo. Mesmo nessa hora de dor, eu sou grata, Deus escreveu sua história com maestria e lhe levou como prefeito de Guarabira, foi embora da forma que mais amava, no lugar aonde sempre amou, a cidade que sempre teve toda a sua atenção! Gratidão pelo pai que Deus me deu, na certeza que dentro de mim o senhor sempre viverá e será sempre lá que eu vou buscar conforto e discernimento para tomar as decisões que a vida nos impõe. Com todo meu amor ao meu pai, meu orgulho, meu exemplo!”, escreveu a Deputada Camila.

O PSDB, partido ao qual era filiado, e políticos de todo o estado lamentaram a morte de Zenóbio, a exemplo do Prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues; o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo; o Deputado Estadual Raniery Paulino e o ex-governador Roberto Paulino, que eram adversários políticos locais de Zenóbio; o Ex-Senador e Ex-Governador Cássio Cunha Lima e o atual Governador da Paraíba, João Azevedo.

Em virtude da morte de Zenóbio Toscano, a Assembleia Legislativa da Paraíba decretou luto oficial e suspensão das atividades por três dias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Adicine um comentário

Escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MAIS DO Portal TV Cariri

Continue lendo Compartilhar no Whatsapp