A cada 100 mulheres, 32 já chegam aos 30 anos com veias escuras e inchadas nas pernas. Começar a usar pílula muito jovem é um dos fatores que explicam o aparecimento precoce do problema – os hormônios usados nos contraceptivos interferem na circulação. “Além de prejudicar a aparência e causar dor, a evolução das varizes pode provocar escurecimento das pernas, feridas e até trombose, colocando em risco a vida da paciente”, alerta Ivanésio Merlo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular.

A boa notícia é que o Tratamento de Varizes com Espuma Ecoguiada, um tratamento eficaz e bem mais simples que a cirurgia, já está disponível pelo SUS – como acontece atualmente em Salvador, na Bahia. Sendo a segunda cidade brasileira a oferecer o procedimento através do SUS, a cidade de Monteiro implantou o atendimento nesta segunda-feira,13.

O tratamento é feio no Centro da Mulher logo após o paciente passar por uma triagem. Na cidade de Monteiro foram identificados cerca de 200 casos, no momento estão sendo feitos os atendimentos dos casos mais críticos, conforme informações da Secretaria de Saúde.

“Apesar de muito seguro, nem todos os pacientes podem passar pelo procedimento, portanto é necessário que se faça o ultrassom para avaliar de forma completa cada condição específica do paciente”, pontua a cirurgiã vascular Rosa Elisabete, responsável pelo tratamento na cidade de Monteiro.

Feito com recursos próprios, cada atendimento custa por pessoa cerca de mil reais. O procedimento era feito até então na cidade de Campina Grande, porém, de forma paga com parcerias com as unidades médicas.

“A prefeita Anna Lorena sempre recomenda que, enquanto Secretária de Saúde, esteja atenta às novidades sobre tratamentos de saúde que possam ser implantados na cidade de Monteiro. De forma muito feliz entregamos mais este procedimento aos monteirenses, para que possam ser atendidos na própria cidade sem necessidade de grandes deslocamentos como antes”, diz Paula Oliveira.

Sobre Varizes e o Tratamento de Varizes com Espuma Ecoguiada

O que são as varizes?

São veias dilatadas por alterações na circulação sanguínea.

Quais os sintomas?

Dor, queimação, sensação de peso nas pernas e inchaço nos tornozelos.

E quais as causas do problema?

Elas ainda não estão bem definidas, mas sabe-se que a predisposição genética favorece o surgimento das varizes. Ou seja, se os seus pais sofrem com isso, você tem mais chances de acabar sofrendo também.

É possível prevenir?

Quem tem casos na família deve seguir alguns cuidados, como evitar ficar muito tempo em pé ou sentada, praticar atividade física e ficar atenta à alimentação, pois o excesso de peso prejudica a circulação.

Como é o procedimento?

1. O médico agita a seringa com um medicamento que forma espuma e a injeta no vaso. O método deve ser realizado com a ajuda de um ultrassom para que o especialista localize com precisão a veia que será tratada.

2. A substância se expande e gruda nas paredes internas do vaso, empurrando o sangue para fora. Sem sangue, a veia vai secar com o tempo. Depois de fazer esse procedimento, é necessário usar uma meia elástica por cerca de 15 dias, mas a paciente sai andando e nem precisa fazer repouso.

Leia também:

Secretaria confirma morte de menino em Santa Rita por H1N1 e PB soma seis óbitos por Influenza

Maior Rede de comunicação do Cariri Paraibano, Envie sua sugestão para nosso WhatsApp (83) 9.9855-1048 / portaltvcariri@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.