Ministério poderá ter que checar qualidade da água de Boqueirão
Paraíba

Ministério poderá ter que checar qualidade da água de Boqueirão

O deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) está encaminhando ao Ministério da Saúde e ao Ministério do Meio Ambiente a solicitação, através de um Projeto Indicativo, para que as pastas adotem medidas necessárias para evitar que os paraibanos, abastecidos com as águas do Açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, tenham problemas com a saúde. O parlamentar destaca que cientistas identificaram deformações em peixes de água do açude e alerta para o cuidado necessário para evitar dano à saúde humana.

O assunto ganhou repercussão após reportagem do CORREIO DA PARAÍBA sobre a situação da água do açude.

Gouveia quer que a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e a Agência Nacional das Águas (ANA) implantem um projeto para a melhoria na qualidade da água captada no açude Epitácio Pessoa, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e outras 18 cidades.

A água de 14 fontes que abastecem a região foi testada pelo Instituto Butantan, em São Paulo, onde receberam embriões do peixe, que segundo os pesquisadores do instituto tem os mesmos órgão dos humanos e 70% dos genes do homem. De acordo com a pesquisadora responsável pelos testes, Mônica Lopes, em 90% das amostras, de cada 10 peixes, quatro morreram e seis cresceram com deformidades.  O que a pesquisadora viu nessas diferentes águas é que a maior parte delas causava deformação na coluna, edema cardíaco, má formação. Alguns não tinham boca e olhos.

Essa pesquisa foi encabeçada na Paraíba no ano passado pela médica e pesquisadora Adriana Melo, de Campina Grande, mundialmente conhecida e respeitada por seus estudos sobre a relação entre vírus da zika e microcefalia.

O post Ministério poderá ter que checar qualidade da água de Boqueirão apareceu primeiro em Portal Correio .

Tags

Redação TV CARIRI

Maior Rede de comunicação do Cariri Paraibano, Envie sua sugestão para nosso WhatsApp (83) 9.8101-0083 / contato@portaltvcariri.com.br

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

Fechar