Chuvas que causaram alagamentos e deixaram famílias desalojadas, criminalização da homofobia e mais um caso de malária notificado no município de Conde. Essas foram alguns dos assuntos que mais tiveram destaque durante a semana, entre segunda (10) e sexta-feira (14), no Portal Correio. Relembre abaixo.

Segunda-feira

Mais um morador do município de Conde teve o diagnóstico de malária confirmado na Paraíba. O homem, de 44 anos, foi atendido no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, e é a 11ª vítima da doença, cujos casos têm sido registrados somente nesse município desde abril deste ano.

Terça-feira

O resultado da perícia médica e heteroidentificação do concurso para cargos técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Dos 1.170 candidatos convocados para esta etapa do certame, 28,71% não compareceram.

Dois restaurantes interditados, duas pessoas presas em flagrante, um depósito clandestino fechado e quatro estabelecimentos autuados por irregularidades fiscais. Esse foi o balanço da operação “Consumo Seguro”, realizada pelo MP-Procon.

Sobre esse assunto, uma lei municipal em vigor desde 2014 garante que qualquer cliente possa visitar a cozinha de restaurantes para conferir como os alimentos são preparados.

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é algo que costuma preocupar os estudantes que irão realizar a prova. Para Maurício Paz, professor de História do Colégio Positivo, o principal processo seletivo do país tende a ser o mais nacionalista possível, dando pistas do que o candidato pode esperar.

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS), em parceria com a Secretaria de Saúde do Conde, está realizando um chamamento dos proprietários de imóveis para veraneio que estão fechados no Litoral Sul. A intenção é eliminar a água acumulada e monitorar quaisquer focos do mosquito Aedes aegypti e Anopheles.

Campina Grande quebrou novamente seu próprio recorde junto ao RankBrasil realizando a maior quadrilha junina do mundo, pelo sétimo ano consecutivo.  A cidade também alcançou novo recorde com o maior bolo de milho do mundo, com 544 quilos e 40 metros de comprimento.

Quarta-feira

As inscrições para o CFO acontecem de 3 de julho a 24 de julho, no site da instituição. São ofertadas 10 vagas para carreira que inicia-se na graduação de praça especial (cadete) e tem como objetivo formar oficiais engenheiros de segurança contra incêndio e pânico. Podem concorrer pessoas de ambos os sexos. A concorrência é livre.

A 30ª edição do Casamento Coletivo de Campina Grande, aconteceu no dia 12 de junho (Dia dos Namorados). Este ano, cerca de 1,5 mil pessoas estiveram na Pirâmide do Parque do Povo, contabilizando os 163 noivos, padrinhos e familiares no evento.

Quinta-feira

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, conceder uma liminar para limitar o alcance do decreto que extingue todos os colegiados ligados à administração pública federal, como os conselhos e comitês em que há participação da sociedade civil. A medida está prevista para ser efetivada em 28 deste mês.

O presidente Jair Bolsonaro pediu desculpas publicamente à deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) por falas dirigidas a ela em 2014, quando afirmou que “ela não merecia ser estuprada”. Em nota publicada no Twitter, Bolsonaro esclareceu que atende a uma determinação judicial e manifestou o seu “integral e irrestrito respeito às mulheres”.

O Brasil perdeu de 3 a 2 para a Austrália em jogo válido pela segunda rodada do grupo C da Copa do Mundo de Futebol Feminino, que acontece na França. Com uma boa atuação da atacante Marta, que marcou um gol e se tornou uma das maiores artilheiras da história das Copas do Mundo, a seleção brasileira chegou a abrir uma vantagem de 2 a 0 ainda no primeiro tempo, mas viu as adversárias virarem o placar no decorrer da partida.

Com economia prevista de R$ 1,13 trilhão em 10 anos, o relatório da reforma da Previdência, apresentado na comissão especial da Câmara dos Deputados, começará a ser debatido na próxima terça-feira (18). A data de votação na comissão ainda não está definida.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu criminalizar a homofobia como forma de racismo. Ao finalizar o julgamento da questão, a Corte declarou a omissão do Congresso em aprovar a matéria e determinou que casos de agressões contra o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis) sejam enquadrados como o crime de racismo até que uma norma específica seja aprovada pelo Congresso Nacional.

Sexta-feira

O morador de João Pessoa começou o dia enfrentando problemas sérios para sair de casa. Por conta de manifestações que estão ocorrendo pelo movimento classificado de “Greve Geral”, alguns pontos da cidade estão interditados impedindo que veículos trafeguem e provocando o caos.

Mais de 50 pessoas foram resgatadas de comunidades afetadas pelas chuvas que ocorrem desde a noite de quarta-feira (12) em João Pessoa. Casas ficaram inundadas nas comunidades São Rafael e São Luís e nos bairros São José e Ilha do Bispo.

O post Malária e chuvas acima da média: os fatos da semana apareceu primeiro em Portal Correio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.