Dieta Low Carb traz inovações
Low Carb é uma dieta baseada na diminuição dos carboidratos.

A dieta Low Carb é uma dieta baseada na redução do consumo de carboidratos, onde se ingere menos de 130g deste macronutriente em um dia. 

O carboidrato representa só 26% da energia necessária para o nosso organismo, sendo o resto proporcionado pelo consumo de proteínas e gorduras “boas”. 

O Low Carb é eficiente no emagrecimento pelo fato de o metabolismo funcionar melhor por conta do aumento de proteínas e gorduras boas na alimentação. 

Em seguida, confira alguns benefícios que a dieta proporciona a sua saúde:  

  • Maior saciedade 
  • Regulação de níveis de colesterol e triglicerídeos 
  • Ajuda a controlar a diabetes 
  • Auxilia o emagrecimento  
  • Combate a retenção de líquidos. 

Entretanto, para qualquer dieta é importante a orientação de um nutricionista, ainda mais nesta dieta em que o cálculo de carboidratos varia com as necessidades de cada pessoa. 

No Low Carb, se retira os carboidratos simples da alimentação, como por exemplo: açúcar, farinha refinada, refrigerantes e doces.  

Uma alimentação comum tem muitos carboidratos, cerca de 250g diariamente, por conta disso a Low Carb deve ser realizada de modo progressiva, para o organismo se acostumar e não haver efeitos colaterais como dor de cabeça, tonturas e até alterações no humor. 

É essencial que se realize na dieta 3 refeições principais e 2 lanches.

Os lanches devem incluir ovos, queijos, castanhas, abacate e até mesmo coco.  

As refeições principais do Low Carb devem ter saladas, proteínas e azeite, tendo pouco carboidrato

Alimentos permitidos no Low Carb:

  • Frutas e vegetais em pequenas quantidades, de preferência cru, com casca e bagaço,  a fim de aumentar a quantidade de fibras e auxiliar na sensação de saciedade; 
  • Carnes magras, como frango ou peru, sem nenhuma pele; 
  • Peixes, preferencialmente salmão, atum, truta ou sardinhas; 
  • Ovos e queijo; 
  • Azeite, óleo de coco e manteiga; 
  • Nozes, amêndoas, avelãs, castanha-do-pará e amendoim; 
  • Sementes como chia, linhaça, girassol e gergelim; 
  • Café e chás, sempre sem açúcar. 

O leite pode ser substituído por leite de coco ou de amêndoa, uma vez que os carboidratos são encontrados em menor quantidade. 

Alimentos permitidos com moderação:

Normalmente são alimentos que deve se cuidar a porção, pois dependendo do objetivo diário de carboidratos para consumo, eles podem ser incluídos na dieta: 

  • Lentilha 
  • Batata 
  • Arroz 
  • Batata Doce 
  • Inhame 
  • Pão Integral 
  • Abóbora 

Por fim, confira os alimentos proibidos:

  • Açúcar: incluindo refrigerantes, sucos de fruta que são industrializados, adoçantes e quaisquer tipos de doces; 
  • Farinhas: trigo, cevada ou centeio, além disso pão, biscoitos, salgados, torradas são estritamente proibidos; 
  • Gorduras trans: batata frita embalada, comida pronta congelada e margarinas; 
  • Carnes processadas: carnes como presunto, peito de peru, salsicha, linguiça, salame, mortadela, bacon; 
  • Outros: além disso, arroz branco, macarrão branco, farofa, tapioca e cuscuz também estão proibidos 

Lembrando que é recomendável evitar todos produtos industrializados, pois eles tem elevada concentração de carboidratos e atrapalham o Low Carb. 

 

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