Em continuidade aos trabalhos preventivos, a Secretaria de Saúde de João Pessoa dispõe, neste sábado (11), das 9h às 17h, seis postos móveis de imunização pela cidade dentro da mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Estará funcionado também, no período de 8h às 12h, o Centro Municipal de Imunização, no bairro da Torre.

A campanha teve início no dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio, com a meta de vacinar 90% dos grupos de risco, o que representa 211.566 pessoas e, assim garantir uma proteção para a população. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2 e Influenza B). Na ocasião, será realizada a atualização da caderneta vacinal de crianças e gestantes.

Fazem parte do grupo de risco pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

Campanha

Para ter acesso à vacina, os grupos prioritários devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência. Ao longo da campanha serão disponibilizadas 211,5 mil doses da vacina. Para ser vacinado, o usuário deve, no momento da imunização, comprovar que estar inserido em um dos grupos.

Locais para vacinação – sábado (11)

– Parque Sólon de Lucena (Lagoa), das 8h às 12h.
– Busto de Tamandaré, em Tambaú, das 8h às 12h.
 Centro Municipal de Imunização (CMI), das 8h às 17h – Av. Rui Barbosa – Torre
– Shopping Mangabeira, das 10h às 17h.
– Shopping Sul, das 10h às 17h.
– Shopping Tambiá, das 10h às 17h.
– Shopping Manaíra, das 10h às 17h.
– Mag Shopping, das 10h às 17h.

De segunda a sexta-feira, as pessoas poderão procurar a unidade de saúde da família (USF) mais próxima de sua casa para tomar vacina e atualizar o cartão de imunização.

Dados

Em 2018, a PMJP alcançou 90,44% de cobertura vacinal. De casos, a Vigilância Epidemiológica (VIEP) confirmou laboratorialmente 34 ocorrências de Influenza tipo A, sendo 18 de H1N1 com dois óbitos e 16 do subtipo H3 sazonal, com dois óbitos. Para Influenza B foram 11 casos confirmados, com dois óbitos registrados. De Vírus Sincicial Respiratório foram registrados e confirmados nove e Metapneumovírus 12 casos notificados. Já em 2019 houve, até o momento, três casos de Influenza A, sendo dois de subtipo H1N1 e um de subtipo H3 sazonal, e 12 ocorrências Vírus Sincicial Respiratório confirmados laboratorialmente, sem registro de óbitos.

O post JP tem seis postos móveis para vacinação contra a gripe apareceu primeiro em Portal Correio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.