João Pessoa é a capital nordestina mais bem posicionada no Ranking do Saneamento, organizado pelo Instituto Trata Brasil, divulgado nesta quarta-feira (18). A lista traz as 100 maiores cidades brasileiras e utiliza dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), traz números do ano de 2016.

O outro município paraibano citado na lista, Campina Grande, aparece como segunda cidade mais bem colocada no ranking de cidades do Nordeste, ficando atrás apenas de Vitória da Conquista-BA.

Ainda conforme o estudo, tanto João Pessoa como Campina Grande alcançaram a universalização no atendimento urbano de água. Além disso, a Capital ainda contabilizou a quarta maior evolução do país no atendimento de água, passando de 94,11% em 2012 para 100% em 2016.

João Pessoa também detém a maior evolução no incremento em coleta de esgoto saltando 25,6% em quatro anos, indo de 49,14% para 74,78%. No quesito atendimento total de esgoto, Campina Grande também conseguiu evidência no Nordeste, aparecendo com 89,51% de cobertura.

O Trata Brasil também pontua Campina Grande como cidade em destaque na eficiência na contenção de desperdício, com apenas 24,53% de perdas na distribuição de água, o que confere o segundo melhor resultado do Nordeste.

No quesito eficiência comercial, o município reduziu perdas de faturamento, saindo de 9,64% em 2015 para -1,89% em 2016.

A perspectiva da Assessoria para Assuntos Regulatórios da Cagepa é que esses índices de perdas devem cair ainda mais. “É um dado já confirmado pelo superávit registrado na empresa em 2017. Conseguimos, nos últimos anos, intensificar ações visando diminuir estas perdas, como substituição de hidrômetros, automação de sistemas, incremento de equipes para retirada de vazamentos e fiscalização de águas cortadas e desvios fraudulentos”, pontuou o assessor Ricardo Benevides.

O post João Pessoa é a capital do NE com melhor índice de saneamento apareceu primeiro em Portal Correio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.