O que são as RUNAS? 

As Runas surgiram como um alfabeto, criado pelos antigos do norte da Europa. A palavra Runa significa mistérios, ocultismo ou segredos na língua germânica. As peças das Runas eram feitas pela população, utilizando materiais como madeiras, ossos ou metais. As Runas sempre foram utilizadas primeiramente em jogos de adivinhação e, além disso, para escrever poemas. Elas eram consideradas um valioso amuleto de proteção.

Na mitologia nórdica, as Runas nunca foram inventadas, e sim um presente do deus Odin. Elas simbolizam forças eternas e já existentes que o próprio deus Odin descobriu quando passou por uma grande provação. Este alfabeto é formado por símbolos que consistem forças poderosas do cosmos. Cada letra representa como as forças do mundo influenciam as pessoas. Odin descobriu um conjunto de magia excepcional e poderoso ao encontrar este alfabeto.

Hoje em dia, as Runas são populares entre ciganos e astrólogos, mas antigamente já foram associadas à bruxaria, fazendo com que fossem substituídas pelo alfabeto latino e até mesmo proibidas de serem jogadas.

Como as RUNAS funcionam e como jogá-las

Primeiramente, as Runas são divididas em 25 peças e formam três grupos com oito ou nove símbolos cada. No primeiro grupo ficam os símbolos das Realizações Físicas; no segundo, das Realizações Emocionais; e no terceiro e último, das Realizações Espirituais.

Deve-se embaralhar os três grupos de Runas dentro de um saco. No próximo passo, é preciso pensar ou dizer em voz alta o que se deseja saber. Depois disto, retire apenas uma peça sortida do saco em que você colocou as peças. Atenção! Não esqueça de puxá-la no sentido vertical.

O significado de cada Runa 

Todas as Runas têm o seu lado positivo e o negativo, este podendo ser chamado também de invertido. Por isso, é preciso de uma pessoa sábia para saber jogar certo.

Runas

As Runas são utilizadas em um jogo de adivinhação – Foto: Liliia Kyrylenko/Getty Images

FEHU 

Esta significa riqueza, sucesso e bastante alegria, para o presente ou tempos próximos. Esta carta, quando invertida, pode significar perda de todos os lados, pessoal e social, como dinheiro, amizade, discórdia e frustrações.

URUZ 

Tirar esta runa significa um momento bom de saúde, vontades sexuais, sabedoria, empatia e força física. Tirar esta carta de forma negativa indica problemas de saúde, fraqueza, estresse e falta de equilíbrio em geral.

THURISAZ

Trabalho árduo, fertilização, erotismo, proteção e poderá receber ajuda de quem menos espera. O lado ruim desta carta é a tendência de compulsão por algo, traição, mentiras em ambas partes, ou seja, sinal de perigo.

ANSUZ 

Comunicação, traz prazer em tudo o que faz, além disso, também tem a ver com saúde boa, sabedoria nas palavras, podendo trazer verdades necessárias e muita benção para si mesmo e para quem ama. Esta runa, se invertida, significa falta de comunicação, trazendo falha, cansaço, ilusão e avareza.

RAIDHO 

Viagens novas, crescimento tanto na parte pessoal quanto na parte profissional. Momento grande de evolução, mudanças na rotina e pensamentos novos surgindo. Esta runa negativa simboliza crises existenciais, injustiças e irracionalidade, podendo levar a perturbações como medo da morte.

KENAZ 

Esta pedra significa criatividade, transformação e visão ampla para novidades. Novas forças positivas, como um novo amor, amizade ou até mesmo paz interior. Kenaz negativa simboliza doença, falta de criatividade e desilusão amorosa, além de frustrações por expectativas.

GEBO 

Equilíbrio, fraternidade, união entre as pessoas dentro do trabalho e fora. Trabalhando juntos e positivos, tudo fica mais fácil e tranquilo. Escolher esta carta invertida traz pontos bem negativos, como solidão e falta de atenção para poder progredir.

WUNJO 

Indica felicidade, vontade de conhecimento, conforto, trazendo boas notícias no presente, como algo que estava esperando há tempos. Invertido, pode trazer um momento de tristeza e conflito com si mesmo e com pessoas próximas, falta de vontade para poder produzir.

HALAGAZ 

Proximidade com a natureza, mudanças de comportamentos, podendo trazer mudanças boas para a vida. Hagalaz invertido significa que pode ocorrer uma catástrofe natural, sofrimento e momentos de crises.

NAUTHIZ

Momento para esperar e deixar as coisas acontecerem naturalmente, perdas significativas podem ocorrer e, nesse caso, o melhor a se fazer é se proteger. Esta carta não é muito positiva, portanto, a parte negativa é a continuação do significado dela. Problemas estão por vir e tirar sua paz, privando-o de fazer suas próprias escolhas. Principalmente emocionais.

ISA 

Esta runa mostra que está na hora de reclamar menos e agir mais, entender que muitas vezes o que falamos negativamente pode nos prejudicar. Com ela em posição, pois esta runa não fica invertida, significa traição, ilusão por algo e armadilha.

JERA 

Simboliza recompensas, tempo de colher bons frutos para si próprio. A paz está reinando e com isso um futuro prospero lhe espera. Esta runa também não pode ser invertida e sim em oposição. Negativamente, ela representa mudanças difíceis de aceitar, como falta de dinheiro e conflitos perturbadores.

EIHWAZ 

Momento de grande força para atingir seus objetivos e proteger quem ama. Acreditar em si mesmo e dar o seu melhor para tudo. Negativamente, esta carta representa fraqueza, pensamentos confusos e insatisfação com a vida.

PERTHRO 

Pode significar a descobertas de assuntos ocultos e mudanças significativas. Conhecimentos para assuntos futuros, fazendo com que sua vida progrida da melhor forma. Perthro invertida, traz sensação de mal-estar e necessidade de ficar sozinho, fazendo com que tudo regrida.

ALGIZ 

Traz proteção, principalmente contra o mal pois esta pedra mostra como é necessário se afastar de todas as coisas negativas que os rodeiam. Este é o momento para seguir a intuição para as energias boas. O negativo desta pedra significa perigo.

SOWILO 

Simboliza meta alcançadas, sucesso e saúde. Mudanças positivas em sua vida, período em que todo trabalho valeu a pena, trazendo tranquilidade mental e espiritual. A oposição desta runa simboliza falta de sucesso e depressão.

TIWAZ 

Representa liderança e força de justiça. A racionalidade ajudará conquistar os objetivos. Sacrifícios para buscar a vitória serão necessários. Tiwaz invertido traz pensamentos bloqueados, desequilíbrio emocional, momentos de injustiça, conflitos e pouca afetividade.

BERKANO 

Esta runa simboliza a fertilidade e crescimento. Renovações de energias e uma nova vida. Desejo sexual aflorado e consequentemente amor também, trazendo casamento e gravidez. Grande crescimento em negócios, trazendo dinheiro. Berkano invertido trará problemas familiares e perda de controle.

EHWAZ 

Indica progresso nas coisas da vida, por isso planejamento é algo bem importante neste período. Trabalho em equipe e confiança em si mesmo e nas pessoas que vivem à sua volta trarão inúmeros benefícios.

MANNAZ

Ela simboliza a raça humana, relações entre amigos e inimigos, conscientização e inteligência. Este momento pede menos orgulho e, se necessário, pedir ajuda para pessoas que acrescentam positividade. Invertida, simboliza ilusão, depressão e controle.

LAGUZ 

Representa a água salgada do mar, fertilidade, fluxo abundante de mudanças e renovação em tudo que atrasa. Fantasias e mistérios estão fortes para quem tira esta pedra. Viagens novas e bens materiais. O negativo desta carta indica perdas em geral.

INGWAZ 

Simboliza o Deus da Terra e também a fertilidade. Período de descanso, calmaria e harmonia. Este é o momento para relaxar e se preocupar menos com os problemas. Oposição desta runa simboliza impotência para agir.

DAEG 

Significa os dias, claridade da consciência, ótimo momento para se planejar e fazer mudanças significativas para a vida. Momento de equilíbrio. Oposição desta carta significa falta de esperança.

OTHALA 

Esta significa algum tipo de herança, como bens materiais, trazendo segurança para a família. Experiências espirituais são de grande importância neste período. Esta pedra, quando negativa, significa pobreza e preconceito.

WIRD 

A última pedra, chamada de Runa Branca e associada à Deus, não deve ser usada no jogo, por isso, ela fica apenas guardada.

E aí, o que achou das Runas? Compartilhe com seus amigos para que eles conheçam esse universo místico também!

LEIA TAMBÉM

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here