Considerada pelo comércio como a segunda melhor data para as vendas, o Dia das Mães deste ano promete registrar um aumento nas vendas. Pelo menos é o que sugere pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais (IFEP).

De acordo com o levantamento, 64,88% dos paraibanos pretendem na data. O resultado superou o obtido no ano passado em 0,30 pontos percentuais.

O presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros, disse que alguns fatores influenciaram nesta intenção. Um deles é a inflação baixa, aliada à maior disponibilidade do crédito para pessoas físicas.

Na análise por sexo, os homens demonstraram maior interesse em presentear as mães, com 64,76%, contra 64,59% das mulheres. Em relação à faixa de renda, o grupo com maior interesse apareceu nos que ganham entre quatro e sete salários mínimos, com 67,39% de intenção. Entre os que não demonstraram interesse em presentear (35,13%), os principais motivos foram mães falecidas (40,76%) e desemprego (14,22%).

Presentes mais procurados

Os itens de vestuário mais uma vez apareceram como os preferidos para as compras, atingindo 30,97% do total. Em seguida os perfumes (22,26%), eletrodomésticos e eletroeletrônicos (16,45%) (subdivididos em smartphones (21,57%), micro-ondas (17,65%) e liquidificador (15,69%)), calçados (11,61%), cosméticos (5,48%) e joias e bijuterias (3,84%) foram mais lembrados.  Um total de 9,68% dos que tem a intenção de presentear, até o momento da entrevista, não tinham feito suas escolhas.

O estudo também buscou conhecer qual o presente que as mães gostariam de receber dos filhos. Eletrodomésticos e eletroeletrônicos apareceram no topo da lista, com 26,47%, seguidos por vestuários (17,65%), perfumes (14,71%), calçados (6,37%) e viagens (5,39%).

Pretensão de gastos e formas de pagamento

O gasto médio apurado pelo levantamento deste ano foi de R$ 212,69, superior em 3,16% ao registrado no ano passado. A maior parte dos entrevistados (37,10%) pretende gastar entre R$ 51 e R$ 100, seguidos pelos que pretendem gastar entre R$ 101 e R$ 200 (27,74%) e os que não desejam ultrapassar os R$ 50 (13,23%). Os respondentes que têm intenção de ultrapassar a faixa de R$ 800 atingiu 5,81% do total.

Locais de compra

Os shoppings serão os locais preferidos para as compras do Dia das Mães, sendo respondidos por 52,26% do total de pessoas que tem intenção de comprar. Em seguida aparecem as lojas do centro, com 45,81% de preferência, seguido pelas lojas de bairro (16,13%) e pelo comércio informal (6,45%). Vale ressaltar que a internet será a preferência de 5,81% dos entrevistados.

Metodologia

Para as entrevistas, foram aplicados 521 questionários devidamente estruturados, com pesquisas realizadas entre 22 e 26 de abril, em pontos onde ocorrem as maiores concentrações de vendas na Região Metropolitana de João Pessoa. Foi calculado um erro amostrado de 4,29%, com índice de confiança de 95%.

O post Homens demonstram maior interesse em presentear mães, diz pesquisa apareceu primeiro em Portal Correio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.