Considerada pelo comércio como a segunda melhor data para as vendas, o Dia das Mães deste ano promete registrar um aumento nas vendas. Pelo menos é o que sugere pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais (IFEP).

De acordo com o levantamento, 64,88% dos paraibanos pretendem na data. O resultado superou o obtido no ano passado em 0,30 pontos percentuais.

O presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros, disse que alguns fatores influenciaram nesta intenção. Um deles é a inflação baixa, aliada à maior disponibilidade do crédito para pessoas físicas.

Na análise por sexo, os homens demonstraram maior interesse em presentear as mães, com 64,76%, contra 64,59% das mulheres. Em relação à faixa de renda, o grupo com maior interesse apareceu nos que ganham entre quatro e sete salários mínimos, com 67,39% de intenção. Entre os que não demonstraram interesse em presentear (35,13%), os principais motivos foram mães falecidas (40,76%) e desemprego (14,22%).

Presentes mais procurados

Os itens de vestuário mais uma vez apareceram como os preferidos para as compras, atingindo 30,97% do total. Em seguida os perfumes (22,26%), eletrodomésticos e eletroeletrônicos (16,45%) (subdivididos em smartphones (21,57%), micro-ondas (17,65%) e liquidificador (15,69%)), calçados (11,61%), cosméticos (5,48%) e joias e bijuterias (3,84%) foram mais lembrados.  Um total de 9,68% dos que tem a intenção de presentear, até o momento da entrevista, não tinham feito suas escolhas.

O estudo também buscou conhecer qual o presente que as mães gostariam de receber dos filhos. Eletrodomésticos e eletroeletrônicos apareceram no topo da lista, com 26,47%, seguidos por vestuários (17,65%), perfumes (14,71%), calçados (6,37%) e viagens (5,39%).

Pretensão de gastos e formas de pagamento

O gasto médio apurado pelo levantamento deste ano foi de R$ 212,69, superior em 3,16% ao registrado no ano passado. A maior parte dos entrevistados (37,10%) pretende gastar entre R$ 51 e R$ 100, seguidos pelos que pretendem gastar entre R$ 101 e R$ 200 (27,74%) e os que não desejam ultrapassar os R$ 50 (13,23%). Os respondentes que têm intenção de ultrapassar a faixa de R$ 800 atingiu 5,81% do total.

Locais de compra

Os shoppings serão os locais preferidos para as compras do Dia das Mães, sendo respondidos por 52,26% do total de pessoas que tem intenção de comprar. Em seguida aparecem as lojas do centro, com 45,81% de preferência, seguido pelas lojas de bairro (16,13%) e pelo comércio informal (6,45%). Vale ressaltar que a internet será a preferência de 5,81% dos entrevistados.

Metodologia

Para as entrevistas, foram aplicados 521 questionários devidamente estruturados, com pesquisas realizadas entre 22 e 26 de abril, em pontos onde ocorrem as maiores concentrações de vendas na Região Metropolitana de João Pessoa. Foi calculado um erro amostrado de 4,29%, com índice de confiança de 95%.

O post Homens demonstram maior interesse em presentear mães, diz pesquisa apareceu primeiro em Portal Correio.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.