Facebook

MAIS VISTAS

Cidades

Guarabira realiza o 1º Festival Internacional de Arte Naïf

GUARABIRA 1

Começa nesta quarta-feira (23), às 20h, o 1º Festival Internacional de Arte Naïf, cuja expressividade se dá pela liberdade estética e criativa do artista, bem como pela ausência de rigores estilísticos e acadêmicos. Ao todo serão exibidas, no Centro de Documentação “Coronel João Pimentel” (CEDOC), em Guarabira, 170 obras, produzidas por 103 artistas de 13 nacionalidades.

Localizado no agreste da Paraíba, o município se destaca nacional e internacionalmente como exportador de talentos da Arte Naïf. Sua projeção é tamanha, que foi cunhada pelo pesquisador Robson Xavier da Costa, como Escola de Guarabira. Entre os expoentes do estilo, estão Adriano Dias, realizador do evento, Clóvis Júnior, artista homenageado, e  ainda Marby Silva e Madriano Basílio.  “Receber em nossa cidade artistas consagrados e outros ainda jovens na cena nacional contribuirá para o fortalecimento dessa corrente estética, permitindo ao público da nossa região o contato com esse universo onírico e multicor de artistas”, ressaltou o idealizador do festival, Adriano Dias.

Estarão presentes nesta primeira edição, os artistas e suas obras, Valdomiro de Deus, Tânea Maria Pedrosa, Omar Souto, Ana Denise, Hermelindo de Almeida e Helena Coelho. Na programação haverá também palestras e oficinas sobre os temas de interesse da arte Naïf, desde a história, passando pela produção, até a exibição pública. Seja através das telas ou de apresentações musicais e teatrais, o estilo artístico encanta por seu modo singelo e inocente de produzir sentido à vida.

Para possibilitar a realização deste importante evento artístico cultural internacional, os realizadores contaram com parcerias significativas como a do Sebrae Paraíba e da Prefeitura Municipal de Guarabira. De acordo com o superintendente do Sebrae PB, Walter Aguiar, este ambiente vai atrair a atenção de artistas, colecionadores e apreciadores para o estilo Naïf e irá promover além do que se propõe, a junção harmoniosa entre arte e negócios.

 “O Sebrae reconhece o papel da arte como expressão de uma sociedade e cultura e acredita na força destes artistas em um empreendedorismo não apenas que gera negócios, mas que transforma realidades, fortalece vínculos e potencializa a mudança de cenários econômicos e sociais”,Walter aguiar.

Por sua vez, o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, enfatizou a responsabilidade deste primeiro Festival como palco para o estilo artístico e para a própria região do Agreste paraibano. Segundo Toscano, trata-se de uma importante contribuição para a difusão desta arte, cujos maiores desafios giram em torno da conquista de novos apreciadores.

“A cidade sai na frente em relação ao norte e nordeste do país, numa primeira experiência que já conquistou a simpatia e a reverência dos principais artistas do Estilo, tanto no Brasil, quanto no exterior”, afirma Toscano.

 

Serviço:

Abertura: 23 de maio às 20h 

Encerramento: 30 de junho

Local: Centro de Documentação “Coronel João Pimentel” (CEDOC)

Guarabira – PB

Redação TV CARIRI
Maior Rede de comunicação do Cariri Paraibano, Envie sua sugestão para nosso WhatsApp (83) 9.8101-0083 / contato@portaltvcariri.com.br

Deixe uma resposta