Filme produzido por alunos de Zabelê representa o Nordeste em projeto nacional

Projeto Cineastas 360°, do Facebook, aconteceu em São Paulo. Grupo conquistou primeiro lugar na etapa regional.

0
Alunos de Zabelê vão representar o nordeste no projeto Cineastas 360° do Facebook
Alunos de Zabelê vão representar o nordeste no projeto Cineastas 360° do Facebook

Estudantes de uma escola estadual da Paraíba vão representar o Nordeste no projeto Cineastas 360°, desenvolvido pelo Faceboook, em parceria com a ONG Recode. Os alunos Mikaelle Neves, Nallanda Bezerra, Pedro Lúcio, Tarcilla Mayara e a professora Kelly Oliveira, da Escola Estadual Professora Maria Celeste Nascimento, do município de Zabelê, vão para São Paulo nesta terça-feira (24) apresentar o vídeo “Encontro com um nordestino”.

O vídeo conquistou o primeiro lugar na etapa regional do projeto. Tudo começou há dois meses, quando a equipe do Facebook selecionou escolas localizadas em cidades com difícil acesso à tecnologia. “Fomos escolhidos por eles e participamos de uma capacitação com o equipamento doado para a escola. Recebemos três câmeras que filmam em 360º, três óculos de realidade virtual e três celulares”, explicou a professora Kelly Oliveira.

Diante do material, os estudantes escolheram retratar no seu curta-metragem, que tem a duração de cinco minutos, a vida do senhor Rona, morador da Zona Rural do município de Zabelê. “A ideia do vídeo foi toda dos alunos. Escolheram um senhor que tinha uma história de vida bonita para contar e se esforçaram muito nas gravações”, contou a professora. O trabalho dos estudantes foi recompensado com a escolha do vídeo para representar o Nordeste na etapa nacional.

Em São Paulo, o grupo vai participar de uma extensa programação cultural com visita a museus e a polos de tecnologia da cidade. O vencedor nacional será anunciado durante uma cerimônia que acontecerá na quarta-feira (25), na Estação Hack, espaço do Facebook em São Paulo.

Projeto Cineastas 360º

O Facebook, em parceria com a ONG Recode, deu início no Brasil, em 2018, ao Projeto Cineastas 360º, onde alunos de escolas públicas de todo o país usarão a tecnologia de vídeo 360º para produzir filmes que retratem questões relevantes de suas comunidades.

Durante o projeto, estudantes do ensino nédio aprendem novas habilidades em tecnologia e produção de vídeo 360º, tendo a oportunidade de explorar possibilidades de carreira em campos técnicos e criativos. Todos os equipamentos permanecem com as escolas após o término do projeto: o Facebook doa, a cada um dos colégios participantes, três kits com os equipamentos Gear VR, celular Samsung, câmera e tripé.

“Os estudantes aprenderão uma nova forma de comunicação usando tecnologia de ponta, enquanto escolas e professores passarão a ter treinamento e capacidade técnica para usar tecnologia 360 no ensino”, ressaltou Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook e Instagram para América Latina.

Leia também:

Alunos de Zabelê vão representar o nordeste no projeto Cineastas 360° do Facebook

Deixe seu comentário