Feira de serviços celebra Dia de Enfrentamento à LGBTfobia

João Pessoa terá, nesta quinta-feita (16), uma feira de serviços em alusão ao Dia Internacional de Enfrentamento à LGBTfobia, celebrado em 17 de maio. O evento será realizado no Centro...


ultimas noticias

João Pessoa terá, nesta quinta-feita (16), uma feira de serviços em alusão ao Dia Internacional de Enfrentamento à LGBTfobia, celebrado em 17 de maio. O evento será realizado no Centro de Cidadania LGBT, localizado no Parque da Lagoa, das 8h às 12h.

A programação contará com serviços de várias secretarias municipais, a exemplo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que disponibilizará testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais. Equipes do Centro de Línguas Estrangeiras do Município (Celest), também estarão no local para informar sobre o acesso aos cursos oferecidos, além de ações da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Habitação (Semhab), Sine Municipal e Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

De acordo com o coordenador de Promoção a Cidadania LGBT, Roberto Maia, a feira será uma vitrine para mostrar as ações e os serviços ofertados pela Coordenadoria. “Atualmente temos 945 usuários cadastrados no Centro de Cidadania LGBT. A feira dará ao público presente a oportunidade de participar dos diversos serviços oferecidos, além de também estar aberta para novos usuários conhecerem e utilizarem nossa estrutura”, explicou.

Roberto Maia ainda destacou a importância de ações como esta. “Percebemos que grande parte da população LGBT+ ainda sofre exclusão social e que podemos, nesse momento, inserir essa população nas políticas públicas e demais parceiros, fazendo com que esse público tenha acesso a serviços e cuide da sua saúde física e mental, além de levar qualidade de vida a essas pessoas”, ressaltou.

Inclusão ao mercado de trabalho

Os participantes que forem à feira poderão ainda cadastrar o currículo em empresas parceiras por meio do programa Transcidadania, que estarão fazendo ações durante o evento, como o Carrefour, LIQ, A&C, Espetinho do Gaucho e a Copobras, que é a mais recente empresa que aderiu essa semana ao programa.

A data

O Dia Internacional de Enfrentamento a LGBTfobia é celebrado nessa data porque foi em 17 de maio de 1990 que a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Ficou reconhecido que este comportamento é apenas um traço da personalidade, não um distúrbio da mente. No Brasil, esta data está incluída no calendário oficial do país desde 2010.

O post Feira de serviços celebra Dia de Enfrentamento à LGBTfobia apareceu primeiro em Portal Correio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Maior Rede de comunicação do Cariri Paraibano, Envie sua sugestão para nosso WhatsApp (83) 9.9855-1048 / [email protected]

MAIS DO Portal TV Cariri

Continue lendo Compartilhar no Whatsapp
Advertisement