Aos poucos, o Facebook também quer entrar no (arriscado) do hardware. O primeiro passo foi o lançamento do Portal, um dispositivo voltado para videochamadas e videoconferências e que se mostrou bastante competente, com recursos como a Smart Camera, cujo sensor ativa e amplia automaticamente para manter todos à vista, além do Smart Sound, que minimiza o ruído de fundo e aprimora a voz de quem está falando. Além disso, ele passa a ter suporte para apps como o WhatsApp e o Amazon Prime Video. Com as boas críticas em relação ao Portal, a empresa de Mark Zuckerberg quer ir além e está trabalhando em um novo aparelho.

De acordo com uma reportagem do site The Information, o Facebook estaria desenvolvendo um dispositivo de streaming que leva o codinome Catalina. Ele traria recursos de câmera, a exemplo do que já existe no Portal, mas não teria uma tela, uma vez que a reprodução do vídeo ocorreria em uma TV, por exemplo. Além disso, o aparelho teria um controle remoto físico.

Se cuida, Chromecast!!

Em outras palavras, o Catalina estaria em um meio termo entre Chromecast e Portal, mas com mais recursos e feito para concorrer com o dispositivo do Google. Para reforçar os diferenciais de conteúdo do aparelho,o Facebook estaria negociando com Netflix, Amazon, HBO, Disney e Hulu para que seus serviços sejam incorporados ao produto. Além disso, a rede social aproveitaria para usar seus dois aplicativos de mensagens – WhatsApp e Facebook Messenger – para possibilitar a comunicação em vídeo e, como cereja do bolo, o Catalina ainda teria suporte a recurso de Realidade Aumentada, para interação com objetos virtuais durante a chamada de vídeo.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

O Catalina ainda não tem data para chegar ao mercado, mas, especula-se que ele chegue ao público na F8 de 2020, evento para desenvolvedores do Facebook.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.