Após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovar, nesta terça-feira (21), um aumento de 15,41%, para clientes da Baixa Tensão, e 16,75% para clientes de Alta Tensão, a Energisa Paraíba, concessionária de energia do estado, explicou os motivos do aumento.

Leia também: Conta de luz sobe até 16,75% na Paraíba a partir do dia 28

c. Os valores arrecadados nesse item são integralmente repassados a outros agentes do setor elétrico, e correspondem a 12,82% do reajuste, ou seja, 81,5% do índice autorizado pela Aneel.

A ilustração abaixo apresenta a divisão da fatura de energia elétrica em cada um dos itens que compõem a cadeia do setor, considerando a receita da concessionária acrescida dos impostos e tributos, como ICMS, PIS/COFINS. A tarifa final do consumidor da Energisa Paraíba contém quase 40% de encargos e impostos.

#td_uid_1_5b7cc67adaf7b .td-doubleSlider-2 .td-item1 {
background: url(https://portalcorreio.com.br/wp-content/uploads/2018/08/IMG-1-80×60.jpg) 0 0 no-repeat;
}

O reajuste dos serviços da Energisa representa 2,63% do índice, um terço da inflação registrada no período (8,24%) . É com essa parcela que empresa distribui energia a todos os clientes, paga e capacita funcionários, mantém e amplia a rede e os sistemas elétricos e investe na modernização e na melhoria crescente da qualidade dos serviços prestados.

Desde a privatização, a Energisa investiu na Paraíba R$ 3,2 bilhões. A apuração do percentual abaixo da inflação é possível graças à gestão de alto desempenho pela Energisa e que é repassada a todos os clientes paraibanos.

O Reajuste Tarifário Anual é um processo regulado pela Aneel, prevista no contrato de concessão da empresa que apresenta regras bem definidas a respeito das contas de luz, assim como a metodologia de cálculo dos reajustes tarifários.

Comparando os ajustes na tarifa da Energisa Paraíba com a inflação medidas nos últimos dez anos, verifica-se que a correção sempre esteve abaixo dos índices. Confira:

#td_uid_2_5b7cc67adbc94 .td-doubleSlider-2 .td-item1 {
background: url(https://portalcorreio.com.br/wp-content/uploads/2018/08/IMG-2-80×60.jpg) 0 0 no-repeat;
}

Na conta de luz reproduzida abaixo, é possível conferir a composição da tarifa residencial antes e depois da correção:

#td_uid_3_5b7cc67adc893 .td-doubleSlider-2 .td-item1 {
background: url(https://portalcorreio.com.br/wp-content/uploads/2018/08/IMG-3-80×60.jpg) 0 0 no-repeat;
}

O post Energisa explica detalhes e motivos do aumento da conta de luz apareceu primeiro em Portal Correio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.