As fortes chuvas registradas na região do Cariri paraibano fizeram o açude de Boqueirão ter uma recarga de mais de 7,5 milhões de m³ de água entre o último sábado (30) e essa terça-feira (2). O volume atual do reservatório está em 24,7% da capacidade total. A última vez que Boqueirão teve esse volume foi em novembro de 2018.

De acordo com os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), na medição feita no último s, o açude estava com 97,3 milhões de m³ de água. Na aferição feita nesta terça-feira pela manhã o manancial já estava com 101,6 milhões de m³.

As recargas ocorreram depois do registro de fortes chuvas na região do Cariri paraibano. O açude Boqueirão, como é conhecido o açude Epitácio Pessoa, recebe águas dos rios Paraíba e Taperoá.

Boqueirão é responsável pelo abastecimento de água para a população de Campina Grande e outros 18 municípios da região. Antes das chuvas que garantir recargas, o açude estava sendo mantido, em boa parte, através das águas da Transposição do Rio São Francisco. Mas, desde o ano passado o bombeamento tem oscilado entre suspensões temporárias e manutenções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.