Com o objetivo de ofertar dignidade às pessoas que recolhem material reciclável na Paraíba e evitar a crueldade com cavalos, que puxam carroças pesadas pelas ruas, a deputada federal Edna Henrique (PSDB-PB), destinou uma emenda parlamentar de R$ 200.000,00 ao Governo do Estado para ampliar o projeto que doará bicicletas de cargas aos catadores que sobrevivem realizando a coleta seletiva.

Na opinião da deputada, estes trabalhadores atuam como verdadeiros incentivadores da conscientização a respeito da correta destinação do lixo e a reciclagem.

“Os catadores coletam, separam, transportam, acondicionam e beneficiam os resíduos sólidos, transformando o que antes era visto como lixo, inútil e pronto para ser descartado, em mercadoria, com valor de uso e de troca. Mas, muitos homens e mulheres que realizam esse trabalho utilizam carroças puxadas por cavalos, muitas vezes famintos, cansados e com sede, nossa emenda possibilitará a aquisição de mais bicicletas de carga e beneficiará ainda mais trabalhadores na Paraíba, evitando assim, o uso de animais nesse tipo de ação”, disse a deputada.

Edna explicou que os catadores desempenham papel fundamental, atuando nas atividades da coleta seletiva que contribui de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem. Porém, em muitos casos, realizados sob condições precárias de trabalho.

Os indispensáveis catadores

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontam que os catadores são responsáveis por quase 90% do lixo reciclado no Brasil. De acordo com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, há 800 mil profissionais do tipo em atividade no país e aproximadamente 85 mil associados ao Movimento Nacional.

 

Maior Rede de comunicação do Cariri Paraibano, Envie sua sugestão para nosso WhatsApp (83) 9.9855-1048 / portaltvcariri@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.