Dois novos tremores são registrados no mar a 1.490 km de Natal

O primeiro evento, de magnitude preliminar 4.1, ocorreu às 03h04 UTC, o que implica que não aparecerá nas listas do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e do Centro Sismológico...


tremor em natal, tsunami em Natal

O primeiro evento, de magnitude preliminar 4.1, ocorreu às 03h04 UTC, o que implica que não aparecerá nas listas do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e do Centro Sismológico do Euro-Mediterrânico (CSEM), visto que estes divulgam apenas sismos de magnitude superior a 4.5.

O evento principal, de magnitude 5.1, ocorreu logo depois, às 04h41 UTC, e teve o epicentro localizado a aproximadamente 1.122 km a noroeste do arquipélago São Pedro e São Paulo, a 1.259 km a norte de Fortaleza e a 1.490 a nor-noroeste de Natal. Para mais informação sobre sismologia, principalmente do Nordeste brasileiro, acesse: Sismos do Nordeste.

Os tremores do dia 5 passado, atingiram 5.8 graus na Escala Richter  a cerca de 1100 quilômetros de distância de Natal sem riscos de ocorrência de tsunamis.

Seis dias após serem registrados tremores na Costa do Nordeste, dois novos tremores ocorreram no mar a 1.490 km de Natal, na mesma região do que ocorreu há menos de uma semana. Neste sábado (10) com praticamente a mesma região epicentral na dorsal meso-oceânica os sismos foram registrados por diversas estações sismográficas da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN.

 

Este é o quarto abalo sísmico deste ano na região. O primeiro foi no Ceará, e os outros três no Rio Grande do Norte. Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, os tremores de terra estão dentro da normalidade, considerando que os eventos são comuns na região.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil Estadual do Rio Grande do Norte, Marta Geísa Silva, apesar do abalo ter sido sentido em vários lugares da cidade de Natal, ainda não foi constatado nenhum prejuízo grave em decorrência do tremor de terra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Maior Rede de comunicação do Cariri Paraibano, Envie sua sugestão para nosso WhatsApp (83) 9.9855-1048 / [email protected]