Datena diz ter doença grave e revela custo altíssimo com tratamento

O apresentador José Luiz Datena revelou ao vivo que faz um tratamento para uma doença grave. Ao comentar sobre o aumento de preços das contas dos brasileiros, o apresentador contou...


O apresentador José Luiz Datena revelou ao vivo que faz um tratamento para uma doença grave. Ao comentar sobre o aumento de preços das contas dos brasileiros, o apresentador contou que tem diabetes gravíssima e que faz uso de insulina. Segundo ele, o gasto com os remédios é de aproximadamente R$ 2 mil.

“Eu tenho diabetes grave. Grave não, é gravíssimo. Eu gasto perto de 2 mil conto com esses negócio de insulina, aparelho de medir e tal porque eu tenho dinheiro. Senão eu já estava morto. Por que eu morro se eu não toma isso aí e a insulina tem que ser conservada dentro da geladeira porque tem prazo de validade”, disse.

O comentário foi feito após uma reportagem sobre uma mulher que também sofre com a doença e teve que desligar a geladeira para economizar energia.

Diabetes e tratamento

O diabetes é uma enfermidade que aumenta a quantidade de açúcar no sangue. A insulina ajuda no transporte do açúcar do sangue para as células do corpo, onde será usado como energia. Quando se tem diabetes, o corpo não produz insulina ou não produz o suficiente, ou ainda a insulina produzida não funciona adequadamente.

Tipos de diabetes

Existem dois tipos:

O diabetes tipo 1: o corpo produz pouca ou nenhuma insulina.

Diabetes tipo 2:  nesse caso o organismo não fabrica o hormônio suficiente para conseguir controlar a glicose no sangue ou não consegue usar de forma correta a insulina que produz. Ou, então, o organismo não fabrica o hormônio suficiente para conseguir controlar a glicose no sangue.

Os SUS fornece gratuitamente os medicamentos para tratar a diabetes. Além das insulinas são oferecidos outros três medicamentos que ajudam a controlar o índice de glicose no sangue: Glibenclamida, Metformida e Glicazida.

Em março de 2017, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) incorporou ao SUS duas novas tecnologias para o tratamento do diabetes.

A caneta para injeção de insulina, para proporcionar a melhor comodidade na aplicação, facilidade de transporte, armazenamento e manuseio e maior assertividade no ajuste da dosagem;

Insulina análoga de ação rápida, que são insulinas semelhantes às insulinas humanas, porém com pequenas alterações nas moléculas, que foram feitas para modificar a maneira como as insulinas agem no organismo humano, especialmente em relação ao tempo para início de ação e duração do efeito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Adicine um comentário

Escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Maior Rede de comunicação do Cariri Paraibano, Envie sua sugestão para nosso WhatsApp (83) 9.9855-1048 / portaltvcariri@gmail.com