O novo secretário de segurança da Paraíba será o delegado Jean Francisco Bezerra Nunes, substituindo Cláudio Lima, que esteve durante oito anos na Pasta. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (28), pelo governador eleito João Azevêdo (PSB), durante nova etapa de divulgação dos nomes que vão compor o governo do sucessor de Ricardo Coutinho (PSB) em 2019.

Quem sobe para a função de secretrário-executivo é o coronel da Polícia Militar, Lamark Vitor Donato. O coronel Euller Chaves segue à frente do Comando da Polícia Militar da Paraíba e Isaías Gualberto deixa de ser o delegado-geral adjunto, para ser o delegado geral da Polícia Civil.

Outro nome importante para a segurança pública da Paraíba é o secretário de Administração Penitenciária, que deixa de ser Sérgio Fonseca e passa a ser João Paulo Barros, que já atuou como diretor de penitenciária no Estado

Perfil

Jean Francisco possui graduação em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (2001). Ele é especialista em Ciencias Penais, pela Uniderp, em parceria com o LFG e também atua como professor da Academia de Ensino de Polícia Civil da Paraíba e Tutor/instrutor da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O novo secretátio de Segurança da Paraíba tem experiência na área de Direito, com ênfase em Segurança Pública e Atividade de Inteligência de Segurança Pública, além de ser pós-graduando da Especialização de Gestão Pública da Universidade Estadual da Paraíba em parceria com o Tribunal de Contas do Estado.

Jean Francisco também é pós-graduando da Especialização em Inteligência de Estado e de Segurança Pública, da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais e era, até agora, o Secretário Executivo de Segurança Pública e Defesa Social do Estado da Paraíba.

Cláudio Lima

Cláudio Lima esteve durante todo o governo de Ricardo Coutinho, em oito anos, à frente da Segurança Pública e sofreu críticas constantes por causa da onda de ataques a bancos, homicídios e crimes que deixam a população com medo até mesmo de sair de casa.

Apesar disso, o agora ex-secretário contabiliza números positivos da gestão. Segundo dados do Anuário de Segurança Pública apresentados em 21 de dezembro deste ano, a quantidade de assassinatos na Paraíba caiu de 1.680 em 2011, para 1.190 em 2018, uma redução de 33%.

“Temos hoje o processo mais duradouro do país nesta década, no que se refere aos crimes contra a vida, com uma situação que se iguala às reduções mais prolongadas já registradas no Brasil, como a do Rio de Janeiro, de 2003 a 2009 e de São Paulo de 2002 a 2008. Também temos a maior redução percentual acumulada no Norte e no Nordeste e estamos entre as três maiores do país”, disse Cláudio Lima, no dia 21 deste mês, durante apresentação de dados do anuário.

Entre os vários casos difíceis e de grande repercussão no estado, Cláudio Lima enfrentou o assassinato da estudante Rebeca Cristina, em 2011, ataques a banco que sitiaram áreas importantes de João Pessoa e Campina Grande, explosões de carros-forte e a fuga em massa do Presídio de Segurança Máxima Romeu Abrantes, conhecido como PB1, na Capital.

João Azêvedo disse nesta sexta (28) que a substituição do secretário de Segurança ocorre para que seja iniciado um novo ciclo e agradaceu a Cláudio Lima pelo tempo de convívio no governo Ricardo.

O post Conheça Jean Francisco, novo secretário de Segurança da Paraíba apareceu primeiro em Portal Correio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.