Com chuvas no Cariri, nível do açude de Boqueirão aumenta para 14,8% da capacidade

0
Durante o final de semana o nível de água no açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, aumentou em mais de um metro, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Nesta segunda-feira (05) a Agência Nacional das Águas (ANA) decide sobre a liberação de água do reservatório para abastecer a barragem de Acauã.

o diretor da Aesa, João Fernandes, explicou que o aumento no açude de Boqueirão está relacionado às chuvas que atingiram a região do Cariri nos últimos dias. Atualmente o reservatório está com 14,8% da sua capacidade, conforme dados do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).

Em relação à decisão da ANA sobre abertura das comportas para abastecer Acauã, as expectativas são positivas. A reunião acontece na manhã de hoje, em Brasília, e a assinatura deve ocorrer ainda nesta terça-feira. “Vamos então montar com o Dnocs um cronograma de como isso será feito”, explicou Fernandes.

Na sexta-feira o Dnocs abriu as comportas em um primeiro teste para levar as águas para Acauã. Conforme o diretor da Aesa, o processo será feito por telemetria para controle da descarga de Boqueirão. A partir do sistema a abertura não será mais manual.

Por sua vez, o diretor do Dnocs, Alberto Gomes, que aguarda a vinda do técnico da empresa que forneceu os equipamentos hidromecânicos/ automação para testes finais no açude.

Deixe seu comentário