É quarta-feira de fogo. E as Muriçocas do Miramar pedem passagem para voar nas ruas do bairro que a intitulam. O bloco mais tradicional de João Pessoa vai à avenida nesta quarta-feira (27). Porém, com mudanças neste ano. Conhecido por ser um bloco de arrasto e percorrer toda a Via Folia, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, as Muriçocas vão ter o tamanho reduzido nesta edição, em que completa 33 anos de existência.

Leia também: Veja a programação do Folia de Rua

Por decisão da diretoria da agremiação, apenas dois trios elétricos irão fazer o percurso tradicional. Eles serão comandados por Beto Movimento e Ramon Schnayder. Já no encontro da Rua Tito Silva com a Epitácio Pessoa, ficará o Palco Principal, que contará com apresentações de Mestre Fuba e Convidados e da homenageada da noite, a cantora paraibana Elba Ramalho.

Na famosa Praça das Muriçocas, haverá um outro palco, que será comandado pela banda Os Gonzagas e convidados, que irão se apresentar a partir das 21h.

Durante entrevista coletiva realizada na manhã de segunda-feira (25), a direção do bloco falou sobre a decisão de mudar a forma como as Muriçocas desfilam e admitiu que, além de já existir o desejo de faze a alteração, a falta de patrocínio também interferiu no desfile.

“O nosso projeto é aprovado pela Lei Rouanet e nós tínhamos três parceiros praticamente certos, faltando apenas assinar o contrato, infelizmente na última eleição presidencial demonizaram a lei e os parceiros, por qual questão não sei, medo talvez do que iria acontecer, desistiram. Mas esse não foi o pesou da nossa decisão porque desde os 30 anos estávamos pensando em reinventar. Lógico que conversávamos internamente com o bloco, nunca colocou para a imprensa, mas sabíamos que precisávamos voltar essa tradição do frevo, a tradição do maracatu, das fantasias, dos papangus. A gente sentia essa necessidade. O universo conspirou para que fosse agora. E nós decidimos, aproveitamos esse momento para dizer. Vamos experimentar, vamos reinventar”, afirmou Eduardo Fuba, um dos dirigentes do bloco.

Trânsito

A Rua Tito Silva foi bloqueada já nessa terça-feira (26), a partir das 21h, para montagem dos palcos na Praça das Muriçocas e na altura da Farmácia Pague Menos, em João Pessoa. As alterações no trânsito foram comunicadas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) para o desfile das Muriçocas, que ocorre nesta quarta-feira (27).

Dia do desfile

Nesta quarta-feira (27), os bloqueios acontecerão a partir da chegada dos foliões. Na Epitácio Pessoa, o bloqueio terá início após o cruzamento com a Rua João Domingos, avançando de acordo com o aumento do número de pessoas e com o deslocamento dos trios elétricos. A Semob-JP trabalha com sistema de bloqueios gradativos com o intuito de reduzir a interferência no fluxo normal.

Todo o entorno da Praça das Muriçocas também receberá bloqueios para a segurança dos participantes. Estarão totalmente fechadas as ruas Carlos Barros, Tito Silva e Hilda Coutinho Lucena. Os trechos das ruas Nevinha Cavalcante e José Liberato localizados entre as ruas João de Pessoa e Manuel Gualberto também estarão fechados.

A Rua Angelina Baltar (Rua do Capim), ao lado do supermercado Pão de Açúcar, será bloqueada para o tráfego de veículos, servindo de estacionamento de viaturas em serviço.

Desvios

A Avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio) é a opção para quem estiver no Cabo Branco e quer chegar aos bairros Tambaú, Manaíra e Bessa. Isso poderá ser feito pela Rua Wandick Filgueiras (lateral ao Espaço Cultural). A via leva o condutor até a Epitácio Pessoa, permitindo seu cruzamento para acesso à Ruy Carneiro.

A Ruy Carneiro é o acesso para quem está em Tambaú e deseja ir ao Cabo Branco ou Altiplano. A orientação é dobrar à direita no Jardim Luna e cruzar a Ruy Carneiro a partir da Rua Casimiro de Abreu. A partir daí, basta seguir em frente até a Rua João Domingos e seguir rota até a Avenida Beira Rio.

Transportes

Haverá reforço na quantidade de ônibus nos locais de encerramento dos blocos de maior público deste fim de semana, como também no Terminal de Integração do Varadouro (TIV). As 12 linhas do Projeto Tetéu, que circulam no turno da noite, terão duas viagens a mais, passando a fazer o seu itinerário seis vezes entre meia-noite e 4h30 (horários de saída do Terminal de Integração).

O post Com alterações, Muriçocas do Miramar desfilam nesta quarta-feira apareceu primeiro em Portal Correio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.