CNPq seleciona projetos de pesquisa sobre polinizadores
Cidades

CNPq seleciona projetos de pesquisa sobre polinizadores

Estão abertas, até 9 de fevereiro de 2018, as inscrições para apresentação de propostas para apoio financeiro a projetos de pesquisa na área de insetos polinizadores. O edital é fruto de parceria firmada entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas ( A.B.E.L.H.A) por meio de Protocolo de Cooperação assinado em novembro do ano passado.

A Chamada envolve cinco linhas de pesquisa:

  • Linha 1 – Pesquisa em patógenos e parasitas em abelhas nativas e em Apis mellifera
  • Linha 2 – Monitoramento e avaliação da situação das abelhas nativas no Brasil
  • Linha 3 – Avaliação de ecotoxicidade de agrotóxicos para espécies nativas selecionadas
  • Linha 4 – Quantificação e caracterização de recursos ambientais coletados por espécies de abelhas nativas
  • Linha 5 – Avaliação bioeconômica do serviço de polinização na produtividade agrícola por cultura relevante

A conservação de abelhas e outros polinizadores tem uma importância não só ecológica, mas também econômica, em especial para a produção agrícola. Dessa forma, promover seu papel na biodiversidade e sua convivência harmônica e sustentável com as diferentes culturas agrícolas é uma ação estratégica.

As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas no Regulamento, disponível no site do CNPq, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

A Chamada conta ainda com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA).

Veja o Edital completo AQUI.

Com Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

Fechar