O Ministério da Saúde antecipou para 10 de abril o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O calendário segue até 31 de maio. Em 4 de maio, será o Dia de Mobilização Nacional. Aproximadamente 60 milhões de pessoas compõem o público-alvo da vacina. O Ministério da Saúde espera que ao menos 90% dos alvos se imunizem em todo o país.

Leia também:

A Paraíba tem um total de 1.183.605 pessoas a serem vacinadas. No estado existem cerca de 900 salas de vacina e 1.523 pontos de vacinação para a campanha contra influenza. Estarão envolvidos na campanha 7.338 profissionais.

Distribuição das doses

De acordo com a técnica do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde, Márcia Mayara, a distribuição da vacina contra influenza para as unidades federativas começou, de maneira gradual, nessa segunda-feira (25) e vai atingir 36 milhões de doses em todo o Brasil para o início da campanha no dia 10 de abril.

“A Paraíba vai receber as doses em cinco remessas, totalizando 1.278.300 doses. Na primeira remessa, prevista para ser entregue esta semana, vamos receber 170.990 doses, que corresponde a, aproximadamente, 47% do público-alvo de crianças e gestantes, que vai abrir a campanha”, informou Márcia Mayara.

Quem deve se vacinar

– Indivíduos com 60 anos ou mais de idade

– Crianças na faixa etária de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias (até o ano passado, a vacina era destinada apenas a crianças de seis meses a menores de cinco anos)

– Gestantes

– Puérperas (até 45 dias após o parto)

– Trabalhadores da saúde

– Professores das escolas públicas e privadas

– Povos indígenas

– Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

– População privada de liberdade

– Funcionários do sistema prisional

Estratégia

Neste ano, a estratégia será realizada considerando momentos específicos para a mobilização da população para a vacinação. No período de 10 a 19 de abril: vacinação contra influenza, em todo país, de crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias e gestantes e também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. De 22 de abril a 31 de maio será a vacinação de todos os grupos prioritários em todo o país e também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, também conforme a situação vacinal e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

O post Campanha de Vacinação contra Influenza é antecipada para 10 de abril apareceu primeiro em Portal Correio .

Deixe seu comentário