Cagepa repudia participação da iniciativa privada em saneamento

A diretoria executiva da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) se posicionou contra a Medida Provisória 844/2018, do governo Federal, que altera a estrutura da prestação de serviços...


A diretoria executiva da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) se posicionou contra a Medida Provisória 844/2018, do governo Federal, que altera a estrutura da prestação de serviços de saneamento do Brasil.

A MP trata sobre o chamamento para a participação da iniciativa privada no setor de saneamento básico, tendo como um dos argumentos a universalização dos serviços.

“Nós, da diretoria da Cagepa, defendemos que ela [a MP] é inconstitucional porque fere a autonomia dos estados e municípios, no que se refere ao artigo 241 da Constituição Federal, que permite a celebração dos convênios de cooperação entre entes federados para gestão associada de serviços públicos de interesse comum”, informou a Cagepa.

Ainda segundo a Cagepa, a medida afeta ainda o subsídio cruzado (dispositivo que possibilita que municípios com menos recursos tenham acesso aos serviços) e a lógica dos ganhos de escala, prejudicando os municípios mais pobres e trazendo o risco de aumento das tarifas de água e esgotos em todo o Brasil.

“Avaliamos que existe a necessidade de ajustes nesta legislação, no entanto, entendemos que isto deveria ocorrer por meio de Projeto de Lei. Estamos tratando de um assunto que requer um debate envolvendo toda a população, uma vez que estamos tratando de saúde pública e bem estar social. Por fim, diante do exposto, além de repudiarmos a atitude do Governo Federal, conclamamos a todos a participarem dessa discussão, acessando a Consulta Pública da MP 844/2018, que está disponível para votação no endereço eletrônico: www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=133867”, disse a Cagepa.

O post Cagepa repudia participação da iniciativa privada em saneamento apareceu primeiro em Portal Correio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Adicine um comentário

Escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Maior Rede de comunicação do Cariri Paraibano, Envie sua sugestão para nosso WhatsApp (83) 9.9855-1048 / portaltvcariri@gmail.com

MAIS DO Portal TV Cariri

Continue lendo Compartilhar no Whatsapp