O Bombeamento das águas da Transposição do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco foi retomado no dia 4 de julho de 2019.
 
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional o Eixo Leste encontra-se em pré-operação, etapa em que pode surgir a necessidade de serviços de manutenção e reparos nos canais e estruturas. O Eixo Leste tem beneficiado mais de um milhão de habitantes em 46 cidades da Paraíba e de Pernambuco.
 
No entanto, é importante frisar que o segundo maior reservatório do estado da Paraíba, o Boqueirão, tem disponibilidade hídrica para assegurar o atendimento de cidades abastecidas pelo Projeto São Francisco. Portanto, interrupções temporárias no bombeamento não afetaram a chegada da água à população na região de Campina Grande, por exemplo, que é atendida pelo sistema desde março de 2017.
 
O Ministério Público Federal apontou fissuras e rachaduras nos canais da Transposição em Monteiro, em nota o Ministério do Desenvolvimento Regional disse ao Portal TV Cariri que: “reparos são realizados sempre que há necessidade. A proteção em concreto, no entanto, não apresenta função estrutural e, sim mecânica, sem afetar significativamente a funcionalidade das estruturas.”
rachaduras na transposição do rio são francisco
 
Existe, no momento, um Consórcio Operador responsável pela pré-operação, manutenção, gestão ambiental, conservação e vigilância patrimonial das instalações de construção civil, dos equipamentos e dos sistemas elétricos, mecânicos e hidromecânicos do Projeto. Entre as atribuições do Consórcio está a realização dos serviços de manutenção nos canais.
 
O bombeamento do Eixo Leste foi interrompido em abril deste ano em atendimento a uma notificação da Agência Nacional de Águas (ANA), recomendando a suspensão da operação da barragem Cacimba Nova. A questão foi solucionada, permitindo retomar o funcionamento no dia 4 de julho, conforme informado acima.
 
De acordo com informações obtidas pelo Alberto Barbosa, as águas da Transposição deve chegar a Monteiro, nesta quinta-feira ou até a sexta-feira (16). As bombas da EBV06 em Sertânia-PE estão em testes. A barragem que fica na zona rural de Sertânia, que é abastecida pelas Bombas da EBV05, já atingiu sua capacidade máxima.
 
Portal TV Cariri
Ministério do Desenvolvimento Regional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here