Benefícios da Vitamina de abacate para uma alimentação saudável

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Conhecido pela quantidade de ômega 3, os benefícios do abacate vão muito além da presença dessa gordura boa. A fruta também é rica em vitaminas C, A, E, K, além de minerais como potássio, ferro, cálcio e zinco, que ajudam a equilibrar o organismo e a deixá-lo livre de enfermidades, como explica a nutricionista Carine Rodrigues:

“O abacate também é uma fruta fonte de gordura monoinsaturada que está associada a redução do risco de doenças cardíacas. As gorduras monoinsaturadas podem ajudar a reduzir os níveis de LDL, o colesterol “ruim” e aumentando também o HDL, conhecido como colesterol “bom””, analisa a profissional.

Quais são os principais benefícios da vitamina de abacate para a saúde?

1 – Atua na prevenção do câncer: A fruta é uma boa fonte de ácido oleico, substância também encontrada no azeite, que atua no combate às células cancerígenas, fazendo com que a fruta seja eficaz na prevenção e no tratamento de diversos tipos de câncer, tais como o de mama, próstata e até o câncer de boca.

2 – Faz bem para a pele: Você provavelmente já ouviu falar na máscara de abacate para reduzir as olheiras e as marcas de expressão. Porém, você sabia que a vitamina da fruta também pode trazer os mesmos benefícios? A bebida ajuda na produção de colágeno, favorecendo a nossa pele, além disso é rica em agentes antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce das células, conferindo uma pele mais bonita e jovem.

3 – Torna o coração mais saudável: A fruta é uma boa fonte de vitamina E, substância que garante uma boa circulação sanguínea, prevenindo a formação de coágulos que prejudicam o sistema circulatório, fazendo com que o músculo cardíaco funcione corretamente. Outro destaque para a fruta é a presença dos ácidos graxos ômega 3 e 6, que ajudam no controle dos níveis de colesterol no sangue.

4 – Melhora a saúde do cérebro: As gorduras boas (ômega 3 e 6) presentes no abacate são responsáveis por melhorarem a nossa capacidade de concentração e garantir uma boa memória por mais tempo. A fruta também conta com a presença do folato, substância que atua na prevenção de derrames, AVC, Mal de Alzheimer e outras complicações.

Vitamina de abacate: Torne essa bebida mais saudável

O abacate é conhecido por ser calórico, por isso, alguns cuidados são necessários na hora do preparo, substituindo os ingredientes por versões saudáveis. Confira:

Troque o leite integral pelo desnatado: É uma maneira simples de diminuir a quantidade de gorduras ingeridas através da bebida.

– Substitua o açúcar: Para quem não consegue preparar a vitamina sem adicionar açúcar, o ingrediente pode ser trocado pelo mel, que trará um sabor adocicado, de forma natural.

Para os vegetarianos ou intolerantes à lactose, o leite pode ser substituído pelas bebidas de soja, ou leite de aveia, de amêndoas, nozes ou arroz.

* Carine Rodrigues (CRN 16101174) é nutricionista clínica e esportiva e especialista em emagrecimento e reeducação alimentar. A profissional disponibiliza suas redes sociais para contato:Facebook e Instagram

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